Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58128
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RIBEIRO, Ernani Nunes | - |
dc.contributor.author | SILVA, Adriel do Carmo | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-21T17:38:24Z | - |
dc.date.available | 2024-10-21T17:38:24Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-09 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-20 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Adriel do Carmo. Educação e sexualidade: uma revisão sistemática na perspectiva da pessoa com deficiência entre (2017-2023). 2024. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58128 | - |
dc.description.abstract | A sexualidade é um tema transversal que perpassa por diversas fases da vida dos indivíduos, sendo essa uma das temáticas essenciais que atravessam diversas fases dos indivíduos, deste modo ela se torna um dos temas recorrentes no contexto social e escolar, especialmente quando se trata da sexualidade da pessoa com deficiência, que infelizmente, ainda sofre na sociedade atual, com a presença de uma série de estigmas e preconceitos relacionados a tal tratativa dentro do âmbito escolar. Na atualidade essa temática vem tendo uma onda crescente de profissionais e pesquisadores não só os que trabalham diretamente com os PcD (Pessoas com deficiência), mas também com o público em geral, a fim de sanar dúvidas dos alunos e cidadãos, para ampliar o leque de temáticas, tendo como principal premissa o desenvolvimento de estratégias e mecanismos que possibilitem que estes tenham a ciência de suas vivências sexuais, afetivas e educativas, a final tratar de tal temática, proporciona que os ouvintes, tomem notas de questões que são tidas como “Proibidas”. Com o objetivo de identificar como os trabalhos na atualidade estavam abordando a Educação sexual e a sexualidade da pessoa com deficiência, foi desenvolvida uma revisão de literatura na plataforma do CAPES, sobre a Educação Sexual e suas adaptações para o ensino inclusivo no período de 2017 a 2023. Desta maneira, o trabalho se norteia em identificar principais estratégias pedagógicas utilizadas para o ensino da Educação sexual para os PcD, a fim de direcionar o olhar dos leitores para dar mais enfoque a essa temática. | pt_BR |
dc.format.extent | 29 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
dc.subject | Pessoa com Deficiência | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.title | Educação e sexualidade: uma revisão sistemática na perspectiva da pessoa com deficiência entre (2017-2023) | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8512748565065718 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5828186266951171 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Sexuality is a transversal theme that crosses different phases of individuals' lives, and this is one of the essential themes that crosses different phases of individuals, thus becoming one of the recurring themes in the social and school context, especially when it comes to the sexuality of children. people with disabilities, who unfortunately still suffer in today's society, with the presence of a series of stigmas and prejudices related to this treatment within the school environment. Currently, this topic is seeing a growing wave of professionals and researchers, not only those who work directly with PwDs (People with Disabilities), but also with the general public, in order to resolve doubts from students and citizens, to expand the range of topics, having as its main premise the development of strategies and mechanisms that allow them to be aware of their sexual, emotional and educational experiences, to finally deal with such a topic, allowing listeners to take notes on issues that are considered “Forbidden." With the aim of identifying current work addressing Sexual Education and the sexuality of people with disabilities, a literature review was developed on the CAPES platform, on Sexual Education and its adaptations for inclusive teaching in the period from 2017 to 2023. In this way, the work is guided by the identification of the main pedagogical strategies used to teach Sexual Education for PwD, in order to direct the readers' gaze to give more focus to this theme. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Adriel do Carmo Silva.pdf Item embargado até 2025-10-21 | 600,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons