Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58102

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Maria Alice Vasconcelos-
dc.contributor.authorPESSÔA, Cecília da Rocha-
dc.date.accessioned2024-10-21T12:14:07Z-
dc.date.available2024-10-21T12:14:07Z-
dc.date.issued2023-10-31-
dc.identifier.citationPESSÔA, Cecília da Rocha. Tramas do upcycling: possibilidades de pós-uso para artefatos de moda. 2023. Tese (Doutorado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58102-
dc.description.abstractDiante da necessidade de disseminação de novos cenários de lentidão e consumo consciente em oposição aos padrões vigentes insustentáveis da sociedade (velocidade frenética e consumo desenfreado), surgiu esta pesquisa. O objetivo da proposta deste estudo foi propor caminhos metodológicos sob o aspecto do design da informação sobre esse novo cenário de transformação das atuações de codesign entre designers e consumidores no segmento do vestuário. Para perceber quais são as mensagens transmitidas pelas vestimentas concebidas de forma sustentável pelo processo de upcycling. Esta pesquisa é de caráter teórica- análitica, cuja metodologia envolve uma pesquisa de campo experimental com o projeto-experimento ‘Peça Perdida? Abra seu guarda-roupa!’. Quanto à pesquisa bibliográfica para construção de referencial teórico, a abordagem inclui os campos do design e antropologia, design participativo, design da informação e contextos de regeneração na economia circular. A análise dos resultados e do processo da experimentação realizado foi ancorada em uma pesquisa de artefatos de moda desenvolvidos pelo processo de upcycling de marcas de moda: (local) A Roda (Pernambuco); (nacional) COMAS (São Paulo); e (internacional) Patagonia (Califórnia) a fim de identificar qual o sistema de informação que essas vestimentas transmitem no processo de comunicação. Ao final, percebeu-se diferenças no upcycling produzido com intuito mercadológico e no upcycling realizado por meio do codesign. E assim, foram identificados níveis de variação do processo de upcycling: o upcycling mínimo, chamado de ‘trama afetiva’, o upcycling moderado, intitulado de ‘trama controlada’ e o upcycling radical, denominado de ‘trama criativa’.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectdesign da informaçãopt_BR
dc.subjectmodapt_BR
dc.subjectpós-usopt_BR
dc.subjectupcyclingpt_BR
dc.titleTramas do upcycling: possibilidades de pós-uso para artefatos de modapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8869019537743428pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6818128111009316pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxFaced with the need to disseminate new scenarios of slowness and conscious consumption in opposition to the current unsustainable patterns of society (frenetic speed and unrestrained consumption), this research emerged. The purpose of this study was to propose methodological paths from the aspect of information design on this new scenario of transformation of co-design actions between designers and consumers in the clothing segment. To understand what messages are transmitted by clothing designed sustainably through the upcycling process. This research is theoretical-analytical in nature, whose methodology involves experimental field research with the experimental project ‘Peça perdida? Abra seu guarda-roupa!’. As for bibliographical research to build a theoretical framework, the approach includes the fields of design and anthropology, participatory design, information design and regeneration contexts in the circular economy. The analysis of the results and the experimentation process carried out was anchored in a research of fashion artifacts developed by the upcycling process of fashion brands: (local) A Roda (Pernambuco); (national) COMAS (São Paulo); and (international) Patagonia (California) in order to identify which information system these garments transmit in the communication process. In the end, differences were noticed in upcycling produced with marketing purposes and in upcycling carried out through co- design. And so, levels of variation in the upcycling process were identified: minimal upcycling, called 'affective plot', moderate upcycling, called 'controlled plot' and radical upcycling, called 'creative plot'.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Cecília da Rocha Pessôa.pdf10,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons