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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58052

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFEITOSA, Daniela da Silva-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Guilherme Santana do-
dc.date.accessioned2024-10-14T22:21:43Z-
dc.date.available2024-10-14T22:21:43Z-
dc.date.issued2024-10-02-
dc.date.submitted2024-10-08-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Guilherme Santana do. Conhecimento, percepção e atitudes dos estudantes de graduação em odontologia da Universidade Federal de Pernambuco em relação à população transgênero. Trabalho de Conclusão de Curso (Odontologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58052-
dc.description.abstractIndivíduos transgêneros enfrentam barreiras significativas na sociedade, especialmente no acesso à saúde, onde sofrem com a falta de acolhimento adequado, desrespeito ao nome social e discriminação. Esses fatores geram desconfiança nos serviços de saúde, levando muitos a evitar o atendimento. O despreparo dos profissionais de saúde, incluindo os de Odontologia, agrava essa situação, uma vez que os cursos de graduação não abordam adequadamente as necessidades específicas dessa população. Este estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento, percepção e atitudes dos estudantes de graduação em Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em relação à população trans. Foi realizado um estudo transversal, por meio de um questionário autoadministrado e anônimo. Os resultados revelaram que, apesar de demonstrarem bom conhecimento teórico sobre identidade transgênero e atitudes positivas, os estudantes ainda possuem lacunas em relação às necessidades específicas de saúde de pessoas trans. A falta de experiência prática com pacientes transgêneros contribui para essa discrepância entre teoria e percepções reais dos alunos. Os estudantes reconheceram a importância de incluir mais conteúdos sobre saúde trans no currículo de Odontologia, acreditando que isso poderia melhorar a qualidade do atendimento prestado a essa população. A reformulação curricular, com a introdução de treinamentos e conteúdos específicos, é vista como essencial para formar profissionais mais capacitados e empáticos. O estudo conclui que há uma necessidade urgente de integrar temas relacionados à saúde transgênero na formação de Cirurgiões Dentistas, o que ajudaria a reduzir desigualdades no acesso à saúde e promover uma prática odontológica mais inclusiva, ética e sensível às demandas sociais contemporâneas.pt_BR
dc.description.sponsorshipPIBICpt_BR
dc.format.extent64 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectOdontologiapt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTransgêneropt_BR
dc.titleConhecimento, percepção e atitudes dos estudantes de graduação em Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco em relação à população transgêneropt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLIMA, Andra dos Anjos Pontual de Andrade-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6915095877466061pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3683487095307845pt_BR
dc.description.abstractxTransgender individuals face significant barriers in society, especially in accessing health care, where they suffer from lack of adequate support, disrespect for their social name, and discrimination. These factors generate distrust in health services, leading many to avoid care. The lack of training of health professionals, including dentists, aggravates this situation, since undergraduate courses do not adequately address the specific needs of this population. This study aimed to evaluate the knowledge, perception, and attitudes of undergraduate dentistry students at the Federal University of Pernambuco (UFPE) regarding the trans population. A cross-sectional study was conducted using a selfadministered and anonymous questionnaire. The results revealed that, despite demonstrating good theoretical knowledge about transgender identity and positive attitudes, students still have gaps in relation to the specific health needs of transgender people. The lack of practical experience with transgender patients contributes to this discrepancy between theory and students' real perceptions. Students recognized the importance of including more content on trans health in the Dentistry curriculum, believing that this could improve the quality of care provided to this population. Curricular reformulation, with the introduction of specific training and content, is seen as essential to train more capable and empathetic professionals. The study concludes that there is an urgent need to integrate topics related to transgender health into the training of Dentists, which would help to reduce inequalities in access to health and promote a more inclusive, ethical and sensitive dental practice to contemporary social demandspt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CCS-DCOP) - Departamento de Clínica e Odontologia Preventivapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Odontologiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4637614054000198pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Odontologia

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