Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58018

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Paulo Julião da-
dc.contributor.authorSILVA, Jailton José da Silva-
dc.date.accessioned2024-10-14T13:21:18Z-
dc.date.available2024-10-14T13:21:18Z-
dc.date.issued2024-03-28-
dc.identifier.citationSILVA, Jailton José da. Possibilidades de avaliação no novo ensino médio em história no currículo de Pernambuco. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58018-
dc.description.abstractA Lei n.o 13.415 de 16 de fevereiro de 2017, que instituiu o Novo Ensino Médio, promoveu a criação de uma Base Nacional Comum Curricular para esta etapa de ensino e a reorganização dos currículos estaduais. No estado de Pernambuco, o Currículo do Ensino Médio foi homologado pelo Parecer CEE/PE N.o 007/2021-CEE. Este cenário de mudança modifica os tempos e as formas de ensino, mas a temática da avaliação mantém a mesma estrutura consagrada em currículos anteriores. Aparentemente, há um silenciamento sobre esta pauta, apesar das modificações educacionais propostas no Novo Ensino Médio que agrupa os saberes escolares em Formação Geral Básica e Itinerários Formativos. Questiona-se como o ensino de história passa a ocorrer neste novo contexto e como as práticas de avaliação sofrem interferência neste novo modelo de organização da prática de ensino de história. É diante deste saber fragmentado que se analisam os documentos educacionais e, pela proposta da pesquisa-ação, procura-se fazer uma melhor compreensão do ensino de história neste contexto. Ao nível local, a Instrução Normativa N.o 04/2014 orienta as formas de realização da avaliação escolar na Rede Estadual. Ao analisar o currículo, depara-se com várias possibilidades de ensino de história e seus desafios, ao mesmo tempo, é importante formar o docente na perspectiva de saber lidar com os instrumentos normativos, mas ainda com foco no ensino de história mais apropriado para esta etapa da educação básica. A valorização do componente curricular história e de suas variantes neste novo formato de currículo é imprescindível para superar o sufocamento que os estudos desta área vêm sofrendo nos últimos anos e promover nas juventudes uma formação capaz de refletir sobre si e a coletividade.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectensino de históriapt_BR
dc.subjectavaliação escolarpt_BR
dc.subjectcurrículopt_BR
dc.subjectformação de professorespt_BR
dc.titlePossibilidades de avaliação no novo ensino médio em história no currículo de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0560440530112199pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5895962434614480pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA)pt_BR
dc.description.abstractxLaw No. 13,415 of February 16, 2017, which instituted the Novo Ensino Médio, in the Brazilian education system. This law promoted the creation of a Base Nacional Comum Curricular, a new common curriculum for all High School Institutions. Now the states need to do a reorganization of the local curriculum. In the state of Pernambuco, this charge was approved by Parecer CEE/PE No 007/2021-CEE (norm of the Education State Council). This scenario of change modifies the times and forms of teaching, but the subject of assessment maintains the same structure enshrined in previous curricula. There seems to be a silence on this issue despite the educational changes proposed in the Novo Ensino Médio, which groups school knowledge into General Basic Education (FGB) and Training Itineraries (IF). The question arises as to how history teaching takes place in this new context and how assessment practices are affected by this new model for organizing history teaching practice. It is in the face of this fragmented knowledge that the educational documents are analyzed, and through the proposal of action research we seek to gain a better understanding of history teaching in this context. In the Pernambuco Education System, Normative Instruction No. 04/2014 guides the way in which school evaluation are carried out in the state network. When analyzing the curriculum, one comes across various possibilities for teaching history and its challenges. At the same time, it is important to train teachers to be able to deal with the normative instruments, but still with a focus on teaching history that is more appropriate for this stage of basic education. Valuing the history curriculum component and its variants in this new curriculum format is essential to overcome the suffocation that studies in this area have suffered in recent years and to promote in young people an education capable of rethinking themselves and the community.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Jailton Jose da Silva.pdf8,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons