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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57980
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | TORRES, Juliana Von Schmalz | - |
dc.contributor.author | SOBRAL, Maylon Dieferson Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-09T11:19:17Z | - |
dc.date.available | 2024-10-09T11:19:17Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-03 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-08 | - |
dc.identifier.citation | SOBRAL, Maylon Dieferson Silva de. Projeto baseado em confiabilidade de dutos sujeitos a corrosão. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil - Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57980 | - |
dc.description.abstract | O sistema dutoviário garante uma reduzida probabilidade de avaria juntamente com um reduzido impacto ambiental. O processo de corrosão representa um dos principais mecanismos de falha dos dutos, a corrosão causa a perda de material levando a um enfraquecimento da superfície. Neste projeto utiliza-se o principio da confiabilidade estrutural para projetar um duto sujeito ao processo de corrosão. Nenhuma estrutura está livre de falhas, sempre tem-se uma probabilidade de falha atrelada as incertezas das cargas, em um projeto usual consideram-se apenas os valores médios das variáveis envolvidas, com a análise de confiabilidade estrutural pode-se levar em consideração as incertezas associadas às variáveis por meio da distribuição de probabilidade, assim o projeto resultante terá um nível de segurança consideravelmente maior, uma vez que a análise foi realizada de forma mais ampla e detalhada. Os índices de segurança são dados por meio do índice de confiabilidade e da probabilidade de falha, obtidos por meio do método analítico de primeira ordem FORM (First Order Reability Method). A função de falha é escrita em termos da pressão resistente e da pressão atuante. A pressão resistente também nomeada por pressão de falha é calculada por meio de expressões empíricas desenvolvidas a partir da NG-18 Surface Flaw Equation. Utilizam-se quatro formulações diferentes já consagradas na literatura, B31G, B31G Modificada, BS 7910 e a formulação empírica de Ahammed. Como tais expressões representam uma forma indireta de obtenção da pressão de falha, tem-se um erro atrelado a este valor quando comparado com os valores reais de capacidade do duto. No intuito de solucionar tal problemática introduz-se o conceito da variável Erro do Modelo, obtida pela relação entre os valores de pressão de falha oriundos de experimentos laboratoriais e os valores obtidos pelas expressões empíricas. Tal variável procura aproximar os valores empíricos à condição real, representando um ajuste de dados que leva à uma análise mais realista tendo uma maior proximidade com a condição real de serviço. A variável Erro do Modelo que mais se aproximou do valor ideal (média igual à 1,00) foi a obtida com os valores de pressão de falha via Ahammed no entanto com uma covariância superior à obtida com o uso da BS-7910. Os resultados obtidos pelas formulações da B31G e B31G Modificada tiveram resultados mais distantes dos ideais. A obtenção do ponto de projeto, ou seja, do valor ótimo para a espessura do duto é obtida pelo processo de Newton-Raphson, estabelecendo um valor alvo para o índice de confiabilidade. A confiabilidade alvo foi estabelecido para quatro valores: 3,1; 3,3; 3,7 e 4,2. Os resultados obtidos com a aplicação da formulação empírica de Ahammed resultaram nos maiores valores para a espessura do duto, tendo sido obtido os menores valores de espessura com a aplicação da B31G. | pt_BR |
dc.format.extent | 67p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Confiabilidade (Engenharia) | pt_BR |
dc.subject | Dutos e tubulações | pt_BR |
dc.subject | Corrosão | pt_BR |
dc.title | Projeto baseado em confiabilidade de dutos sujeitos a corrosão. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3641938089755189 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8599526576382517 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The pipeline system ensure a reduced probability of damage and one low environmentally impact. The corrosion process represents one of the principal failure mechanisms of pipelines, the corrosion leads to the loss of material resulting in a deterioration of the surface. In this work is used the reliability structural principle to make the project of a pipeline with corrosion defects. There is no structure without failure chances, it always has a failure probability that is caused by the uncertainties of loads. Usually, in one project it just considered the medium value of the involved b , w b y y ’ p b u rtainties associated with the variables through the probability distribution, so the final project will have a higher level of security since the analysis was carried out in one broader and more detailed manner. The security parameters are given by the reliability index and the probability of failure obtained by the First Order Reliability Method – FORM. The failure function is written in terms of the resistant pressure and the requester pressure. The resistant pressure that also is named by failure pressure is calculated using empirical expressions developed from NG-18 Surface Flaw Equation. It used four different formulations already established in the literature, B31G, B31G Modified, BS-7910 and the empirical formulation of Ahammed. Since these expressions represent an indirect way of obtaining the failure pressure, it has an error in his value when compared with the real values of the pipeline resistance. In the intent to solve p b ’ u p f b f M , b from the failure pressure values derived from the laboratory experiments and the values obtained by the empirical expressions. This variable is used to approach the empirical values to the real situation, representing an adjustment that leads to a more realistic analysis that will be closer to the reality. The Error of Model who more got close to the ideal value (average equal to 1,00) was obtained with the failure pressure values calculated by the Ahammed formulation, however with a higher covariance to that obtained using the BS-7910 expression. The results obtained by the formulations of B31G and B31G Modified had results more distance from the ideal. The obtainment of the project point that is the optimum value for the thickness of the pipeline is calculated by the Newton-Raphson process, this is make defining a target value for the reliability index. There were assumed four values for the reliability index: 3,1; 3,3; 3,7 and 4,2. The results with the application of Ahammed formulation resulted in the highest values for the pipeline thickness once the B31G expression resulted in the lowest values for the project variable. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Engenharias::Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NT) - Núcleo de Tecnologia | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC- Engenharia Civil - Bacharelado |
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