Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57977
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Francisco Kennedy Silva dos | - |
dc.contributor.author | ROCHA, Andréia Carla da Silva Barros | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-08T19:31:33Z | - |
dc.date.available | 2024-10-08T19:31:33Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-23 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-08 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Andréia Carla da Silva Barros. Contribuições da educação ambiental para conservação da caatinga. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia EAD) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57977 | - |
dc.description.abstract | A caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro com vasta biodiversidade. O bioma passa por um contínuo e sistemático processo de degradação ambiental, desde o seu processo de ocupação, e merece alerta sobre o seu atual estado de conservação e a urgência de ações sistemáticas para preservar o bioma. A conservação do meio ambiente depende diretamente da conscientização e da mudança de hábitos das pessoas. O objetivo dessa pesquisa foi realizar uma verificação da importância do ensino de educação ambiental visando a formação de alunos comprometidos com o processo de conservação do bioma caatinga. Em resultados da revisão foram encontradas 18 publicações no período de 2020 a 2022. As publicações abordam como a educação ambiental é essencial no âmbito escolar visando a formação de cidadãos críticos e conscientes quanto ao uso sustentável dos recursos do seu bioma e, além disso, de como a caatinga necessita de atenção governamental para ampliar e disseminar os conhecimentos sobre a mesma. E assim, por meios de políticas públicas desenvolverem planejamentos de conservação eficazes e duradouros. | pt_BR |
dc.format.extent | 19p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Caatinga | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.title | Contribuições da educação ambiental para conservação da caatinga | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8799647544989939 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The Caatinga is an exclusively Brazilian biome with vast biodiversity. This biome has been undergoing a continuous and systematic process of environmental degradation since its occupation, highlighting the urgent need for systematic actions to preserve it. Environmental conservation is directly dependent on raising awareness and changing people's habits. The objective of this research was to assess the importance of environmental education in forming students committed to the conservation of the Caatinga biome. The review identified 18 publications from 2020 to 2022. These publications address how environmental education is crucial within schools for forming critical and conscious citizens regarding the sustainable use of their biome's resources. Additionally, they emphasize the need for governmental attention to expand and disseminate knowledge about the Caatinga, and to develop effective and sustainable conservation planning through public policies. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) (EAD) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc__andréia carla finalizado__.pdf | 301,83 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons