Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57977

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Francisco Kennedy Silva dos-
dc.contributor.authorROCHA, Andréia Carla da Silva Barros-
dc.date.accessioned2024-10-08T19:31:33Z-
dc.date.available2024-10-08T19:31:33Z-
dc.date.issued2024-07-23-
dc.date.submitted2024-10-08-
dc.identifier.citationROCHA, Andréia Carla da Silva Barros. Contribuições da educação ambiental para conservação da caatinga. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia EAD) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57977-
dc.description.abstractA caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro com vasta biodiversidade. O bioma passa por um contínuo e sistemático processo de degradação ambiental, desde o seu processo de ocupação, e merece alerta sobre o seu atual estado de conservação e a urgência de ações sistemáticas para preservar o bioma. A conservação do meio ambiente depende diretamente da conscientização e da mudança de hábitos das pessoas. O objetivo dessa pesquisa foi realizar uma verificação da importância do ensino de educação ambiental visando a formação de alunos comprometidos com o processo de conservação do bioma caatinga. Em resultados da revisão foram encontradas 18 publicações no período de 2020 a 2022. As publicações abordam como a educação ambiental é essencial no âmbito escolar visando a formação de cidadãos críticos e conscientes quanto ao uso sustentável dos recursos do seu bioma e, além disso, de como a caatinga necessita de atenção governamental para ampliar e disseminar os conhecimentos sobre a mesma. E assim, por meios de políticas públicas desenvolverem planejamentos de conservação eficazes e duradouros.pt_BR
dc.format.extent19p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCaatingapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titleContribuições da educação ambiental para conservação da caatingapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8799647544989939pt_BR
dc.description.abstractxThe Caatinga is an exclusively Brazilian biome with vast biodiversity. This biome has been undergoing a continuous and systematic process of environmental degradation since its occupation, highlighting the urgent need for systematic actions to preserve it. Environmental conservation is directly dependent on raising awareness and changing people's habits. The objective of this research was to assess the importance of environmental education in forming students committed to the conservation of the Caatinga biome. The review identified 18 publications from 2020 to 2022. These publications address how environmental education is crucial within schools for forming critical and conscious citizens regarding the sustainable use of their biome's resources. Additionally, they emphasize the need for governmental attention to expand and disseminate knowledge about the Caatinga, and to develop effective and sustainable conservation planning through public policies.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficaspt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura) (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc__andréia carla finalizado__.pdf301,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons