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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57966

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMESQUITA, Rui Gomes de Mattos de-
dc.contributor.authorJESUS, Wyrá Potyra Conceição-
dc.date.accessioned2024-10-04T12:30:14Z-
dc.date.available2024-10-04T12:30:14Z-
dc.date.issued2024-11-30-
dc.date.submitted2024-09-30-
dc.identifier.citationJESUS, wyrá potyra conceição de. des|aparecido – corpo-encruzilhada nos entres da educação e suas formas: gingas para atravessar a formação de pedagogia nos anos de 2016 a 2023 no Centro de Educação da UFPE no campus Recife. 2024. 44 p. Trabalho de Conclusão de Curso - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57966-
dc.description.abstractEste trabalho busca enredar como um corpo-encruzilhada poderia atravessar a formação de pedagogia no Centro de Educação da UFPE. Partindo das percepções e memórias dos experimentos performáticos gingados dentro deste território ao longo do curso, surgidos pela necessidade deste corpo transviado intersexo de permanecer, foi possível alinhavar quais veredas impulsionaram a performance enquanto ato de desassossego nesta travessia. Neste sentido, os moveres de um corpo não normalizado buscando ser corpo educador através de um espaço normalizador de corpos aponta o que aqui se coloca enquanto comportamento córporo paed-agógus. Deste modo, partindo destes experimentos foi possível tecer sentidos e sentires deste corpo enquanto um corpo-encruzilhada. Por fim, ao tramar a escritura do que antes se fez em ato desde o corpo desvelar como a formação em educação precede de uma corporeidade pré-determinada para um dito corpo-educador em seus atos, falas, modos, escritas e pensamentos. Mas que também é no corpo que se move em desassossego que habita a provocação de corporeidades outras na educação. Neste sentido os atos em experimento de rituais performativos se desvelaram não só como estratégia de permanência como a própria submetodologia em disrrupção que provoca fissuras para seguir em travessia na educação.pt_BR
dc.format.extent44p.pt_BR
dc.language.isospapt_BR
dc.rightsembargoedAccess*
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectformação superiorpt_BR
dc.subjectpedagogiapt_BR
dc.subjectcorporeidadespt_BR
dc.subjectperformancept_BR
dc.subjectcorpo-encruzilhadapt_BR
dc.subjectcórporo paed-agóguspt_BR
dc.titledes|aparecido – corpo-encruzilhada nos entres da educação e suas formas: gingas para atravessar a formação de pedagogia nos anos de 2016 a 2023 no Centro de Educação da UFPE no Campus Recifept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1515232384366081pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8534869572804069pt_BR
dc.description.abstractxEste trabajo busca comprender cómo un cuerpo-encrucijada podría atravesar la formación de la pedagogía en el Centro de Educación de la UFPE. A partir de las percepciones y recuerdos de los experimentos performativos realizados dentro de este territorio a lo largo del curso, surgidos de la necesidad de permanencia de este cuerpo intersexual transgredido, fue posible esbozar qué caminos impulsaron la performance como un acto de malestar en este cruce. En este sentido, los movimientos de un cuerpo no normalizado que busca ser un cuerpo educador a través de un espacio que normaliza los cuerpos apunta a lo que aquí se ve como un comportamiento córporo paed-agógus. De esta manera, a partir de estos experimentos fue posible tejer significados y sentimientos de este cuerpo como cuerpo-encrucijada. Finalmente, al trazar la escritura de lo previamente hecho en un acto desde el cuerpo, revelamos cómo la formación en educación precede a una corporalidad predeterminada para un cuerpo llamado educador en sus actos, discursos, modales, escritos y pensamientos. Pero es también en el cuerpo que se mueve en inquietud donde vive la provocación de otras corporeidades en la educación. En este sentido, los actos experimentales de los rituales performativos se revelaron no sólo como una estrategia de permanencia sino también como la submetodología misma en la disrupción que provoca que se sigan cruzando fisuras en la educación.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DPGE) - Departamento de Política e Gestão da Educaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcid0000-0002-6258-6364pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

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