Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57919

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAMORIM, Marco Antônio Fidalgo-
dc.contributor.authorSOUZA, Deyvertton Monteiro de-
dc.date.accessioned2024-10-01T18:07:27Z-
dc.date.available2024-10-01T18:07:27Z-
dc.date.issued2024-09-30-
dc.date.submitted2024-10-01-
dc.identifier.citationSOUZA, Deyvertton Monteiro de. O ensino remoto durante a pandemia: uma recordação necessária. 2024. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória, Educação Física - Licenciatura, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57919-
dc.description.abstractA crise sanitária global acarretada pela pandemia de Covid-19 (SARS-CoV-2) deixou marcada a história da humanidade sob um contexto de extrema complexidade e caos. O ‘‘novo normal’’ estabelecido e que vigora até hoje, 2024, é mais do mesmo, que tem escancarado de forma assustadora um novo padrão de sociabilidade o qual aprofunda as desigualdades sociais no país. O capitalismo pandêmico escancarou as contradições entre as classes sociais em uma dinâmica brutal, no qual se têm por um lado a burguesia com seus privilégios e do outro a classe-que-vive-do-trabalho na luta pela sobrevivência. No âmbito da educação, o quadro de pauperismo não é diferente do de hoje. Na época foi adotado enquanto estratégia principal o fechamento das escolas para conter a disseminação do vírus no contexto do isolamento social. Diante disso, o debate sobre a educação assumiu novos contornos, dentre os quais, tivemos a Educação à Distância (EaD) e o ensino remoto os quais expressavam a implementação de propostas adaptativas e inócuas para os sistemas de ensino do país. Desta forma, o presente trabalho monográfico justifica-se pela necessidade de investigação dos fenômenos que constituíram o ensino remoto na pandemia e as repercussões do mesmo na educação básica. Frente ao colocado, a pergunta que norteia a pesquisa é se o ensino remoto na pandemia valeu à pena? O objetivo geral deste trabalho é descrever o ensino remoto durante a pandemia e analisar as repercussões deste tipo de ensino na educação básica. O que foi observado é que o discurso da sociedade tecnológica penetrou de vez o campo educacional brasileiro, impulsionando políticas educacionais antidemocráticas contra a classe trabalhadora. O ensino remoto, também chamado de Calendário Complementar, Estudo Remoto Emergencial e Ensino por meio de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) foi proposto principalmente pelo setor privado, e adotado pelo Estado, para a realização das atividades escolares durante a pandemia. O ensino remoto durante a pandemia apresentou vários limitantes, sendo eles: as condições de acesso à educação por meio das TICS expunham exclusão digital; materiais didáticos pré-fabricados com atividades a serem apenas replicadas pelos professores; os professores receberam pouco ou nenhum tipo de formação tecnológica; ambiente residencial impróprio para o teletrabalho; custos operacionais e para aquisição de equipamentos arcados pelos professores; jornadas de trabalho muito intensas devido às determinações imediatistas; excessiva exposição às telas; fechamento de escolas públicas e privadas com demissão expressiva de professores e trabalhadores terceirizados, temporários e voluntários. Em suma, o ensino remoto como o “Uber da Educação”, o qual objetivava utilizar ferramentas tecnológicas para substituição de professores e métodos didáticos. Por fim, apesar de todos estes e outros contratempos, o ensino remoto durante a pandemia foi um mal necessário para não afastar completamente o aluno da escola e o acadêmico da universidade, além de garantir que reuniões organizacionais diversas pudessem acontecer.pt_BR
dc.format.extent26 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjecteducação à distânciapt_BR
dc.subjectensino remotopt_BR
dc.subjectensino remoto na pandemiapt_BR
dc.titleO ensino remoto durante a pandemia: uma recordação necessáriapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6061425443924592pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8192156992165855pt_BR
dc.description.abstractxThe global health crisis caused by the Covid-19 (SARS-CoV-2) pandemic has left its mark on human history in a context of extreme complexity and chaos. The “new normal” that has been established and is still in force today, in 2024, is more of the same, which has frighteningly exposed a new pattern of sociability that deepens social inequalities in the country. Pandemic capitalism has exposed the contradictions between social classes in a brutal dynamic, in which, on one side, we have the bourgeoisie with its privileges and, on the other, the working class struggling to survive. In the field of education, the situation of poverty is no different from today. At the time, the main strategy adopted was to close schools to contain the spread of the virus in the context of social isolation. In light of this, the debate on education took on new contours, among which we had Distance Education (EaD) and remote teaching, which expressed the implementation of adaptive and innocuous proposals for the country's education systems. Thus, this monograph is justified by the need to investigate the phenomena that constituted remote teaching during the pandemic and its repercussions on basic education. In view of the above, the question that guides the research is whether remote teaching during the pandemic was worthwhile? The general objective of this work is to describe remote teaching during the pandemic and analyze the repercussions of this type of teaching on basic education. What was observed is that the discourse of the technological society has penetrated the Brazilian educational field once and for all, driving antidemocratic educational policies against the working class. Remote teaching, also called Complementary Calendar, Emergency Remote Study and Teaching through Digital Information and Communication Technologies (TDIC) was proposed mainly by the private sector, and adopted by the State, to carry out school activities during the pandemic. Remote teaching during the pandemic presented several limitations, namely: the conditions of access to education through ICTs exposed digital exclusion; pre-made teaching materials with activities to be replicated only by teachers; teachers received little or no type of technological training; home environment unsuitable for teleworking; operating costs and equipment acquisition costs borne by teachers; very intense working hours due to immediate determinations; excessive exposure to screens; closure of public and private schools with significant dismissal of teachers and outsourced, temporary and volunteer workers. In short, remote teaching as the “Uber of Education”, which aimed to use technological tools to replace teachers and teaching methods. Finally, despite all these and other setbacks, remote teaching during the pandemic was a necessary evil so as not to completely distance students from school and academics from university, in addition to ensuring that various organizational meetings could take place.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Souza, Deyvertton Monteiro de..pdf401,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons