Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5786
Título: Análise do comportamento estrutural de um conjunto de edifícios construidos com alvenaria resistente submetidos à ação de recalques
Autor(es): ALVES, Fabiana Santos
Palavras-chave: Alvenaria resistente; Recalques
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Santos Alves, Fabiana; Almeida de Oliveira, Romilde. Análise do comportamento estrutural de um conjunto de edifícios construidos com alvenaria resistente submetidos à ação de recalques. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Resumo: Na Região Metropolitana do Recife, estima-se que existiam cerca de seis mil edifícios com até quatro pavimentos, construídos em alvenaria resistente. Cerca de dez edifícios deste tipo colapsaram e em dezenas de outros foram constatadas graves manifestações patológicas. Em alguns deles, houve vítimas fatais, como são os casos dos edifícios Éricka e Bloco B do Conjunto Enseada de Serrambi, em Olinda-PE. Com o objetivo de analisar o comportamento deste tipo de estrutura quando submetida à ação de recalques diferenciais, foi efetuado um estudo do acréscimo de tensões nas paredes provocado por estas ações. Foram analisados edifícios residenciais com quatro pavimentos, tipo "caixão", em alvenaria resistente. Cada um dos blocos possui planta baixa convencional constituída de duas lâminas principais interligadas pela escada e constituída de quatro apartamentos por andar. Os blocos de coroamento, situados sobre estacas do tipo Franki, são interligados por vigas baldrame que recebem as cargas provenientes dos diversos pavimentos. Os comprimentos das estacas variam entre 7,0 e 8,0m. Os máximos recalques totais medidos são da ordem de 25cm, e os recalques diferenciais, 24cm, provocando uma distorção aproximada de 12%. A análise numérica foi conduzida através de um programa baseado no método dos elementos finitos. As estruturas foram modeladas com elemento de casca para as paredes e elemento de barra para as nervuras das lajes treliçadas. Os recalques foram impostos às estruturas modeladas de forma incremental, com variação de 10% a 100% do recalque total em cada apoio. As análises permitiram determinar, em diferentes fases, o estado de tensões em qualquer parte da estrutura e mapear os danos provenientes dos recalques. Foram aferidos os resultados efetuando-se medições nos edifícios para a confirmação dos valores obtidos computacionalmente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5786
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fabiana.pdf4,02 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.