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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57847
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SILVA, Roberta Duarte da | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Milena Pereira dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-20T19:59:34Z | - |
dc.date.available | 2024-09-20T19:59:34Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-08 | - |
dc.date.submitted | 2024-09-19 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Milena Pereira dos. Perspectivas educacionais durante a ditadura civil-militar no Brasil (1964-1976): uma análise crítica à luz da Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57847 | - |
dc.description.abstract | Neste artigo buscou-se analisar a conjuntura educacional brasileira dentro do contexto de ditadura civil-militar e elaboração da Lei Nº 5.692/71, que mudou toda a estrutura curricular das escolas brasileiras, tornando a profissionalização universal e compulsória. Um dos principais aspectos elencados durante o texto é o da vinculação da educação ao mercado de trabalho através de uma política pautada na racionalidade técnica, que reformou o ensino e promoveu a sua privatização. Em decorrência dessa abordagem, o trabalho se utilizou de uma metodologia que partiu de uma revisão bibliográfica pautada na análise e interpretação de autores como Dermeval Saviani e José Willington Germano que forneceram perspectivas importantes para compreender as políticas educacionais desenvolvidas dentro do período de 1964-1976 e suas relações com o contexto histórico e social do Brasil. | pt_BR |
dc.format.extent | 31p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ditadura | pt_BR |
dc.subject | Política educacional | pt_BR |
dc.subject | Profissionalização | pt_BR |
dc.title | Perspectivas educacionais durante a ditadura civil-militar no Brasil (1964-1976) : uma análise crítica à luz da Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=19EABEE224C357D4C76405515C299B30.buscatextual_0 | pt_BR |
dc.description.abstractx | En este artículo se buscó analizar la coyuntura educativa brasileña dentro del contexto de la dictadura civil-militar y la elaboración de la Ley Nº 5.692/71, que cambió toda la estructura curricular de las escuelas brasileñas, haciendo la profesionalización universal y obligatoria. Uno de los principales aspectos destacados durante el texto es la vinculación de la educación al mercado laboral a través de una política basada en la racionalidad técnica, que reformó la enseñanza y promovió su privatización. Como resultado de este enfoque, el trabajo se valió de una metodología que partió de una revisión bibliográfica basada en el análisis e interpretación de autores como Dermeval Saviani y José Willington Germano, quienes proporcionaron perspectivas importantes para comprender las políticas educativas desarrolladas dentro del período de 1964-1976 y sus relaciones con el contexto histórico y social de Brasil. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::História | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DH) - Departamento de História | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de História | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - História (Licenciatura) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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