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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57847

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Roberta Duarte da-
dc.contributor.authorSANTOS, Milena Pereira dos-
dc.date.accessioned2024-09-20T19:59:34Z-
dc.date.available2024-09-20T19:59:34Z-
dc.date.issued2024-03-08-
dc.date.submitted2024-09-19-
dc.identifier.citationSANTOS, Milena Pereira dos. Perspectivas educacionais durante a ditadura civil-militar no Brasil (1964-1976): uma análise crítica à luz da Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57847-
dc.description.abstractNeste artigo buscou-se analisar a conjuntura educacional brasileira dentro do contexto de ditadura civil-militar e elaboração da Lei Nº 5.692/71, que mudou toda a estrutura curricular das escolas brasileiras, tornando a profissionalização universal e compulsória. Um dos principais aspectos elencados durante o texto é o da vinculação da educação ao mercado de trabalho através de uma política pautada na racionalidade técnica, que reformou o ensino e promoveu a sua privatização. Em decorrência dessa abordagem, o trabalho se utilizou de uma metodologia que partiu de uma revisão bibliográfica pautada na análise e interpretação de autores como Dermeval Saviani e José Willington Germano que forneceram perspectivas importantes para compreender as políticas educacionais desenvolvidas dentro do período de 1964-1976 e suas relações com o contexto histórico e social do Brasil.pt_BR
dc.format.extent31p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDitadurapt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectProfissionalizaçãopt_BR
dc.titlePerspectivas educacionais durante a ditadura civil-militar no Brasil (1964-1976) : uma análise crítica à luz da Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacionalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=19EABEE224C357D4C76405515C299B30.buscatextual_0pt_BR
dc.description.abstractxEn este artículo se buscó analizar la coyuntura educativa brasileña dentro del contexto de la dictadura civil-militar y la elaboración de la Ley Nº 5.692/71, que cambió toda la estructura curricular de las escuelas brasileñas, haciendo la profesionalización universal y obligatoria. Uno de los principales aspectos destacados durante el texto es la vinculación de la educación al mercado laboral a través de una política basada en la racionalidad técnica, que reformó la enseñanza y promovió su privatización. Como resultado de este enfoque, el trabajo se valió de una metodología que partió de una revisión bibliográfica basada en el análisis e interpretación de autores como Dermeval Saviani y José Willington Germano, quienes proporcionaron perspectivas importantes para comprender las políticas educativas desarrolladas dentro del período de 1964-1976 y sus relaciones con el contexto histórico y social de Brasil.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Históriapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DH) - Departamento de Históriapt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Históriapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - História (Licenciatura)

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