Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57823

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFIGUEIREDO FILHO, Dalson Britto-
dc.contributor.authorSOUZA, Pedro Carlos de-
dc.date.accessioned2024-09-19T16:13:12Z-
dc.date.available2024-09-19T16:13:12Z-
dc.date.issued2023-12-05-
dc.identifier.citationSOUZA, Pedro Carlos de. A renúncia invisível de receitas públicas nos municípios pernambucanos de 2016 a 2020. 2023. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57823-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo analisar as causas do fenômeno da não arrecadação de partes significativas das receitas próprias municipais, com foco no IPTU, ISS e ITBI, de 75 municípios, nas 04 mesorregiões do Estado de Pernambuco, com exceção da Metropolitana, onde costa quase todos, num recorte temporal de 2016 a 2020. A base de dados foi extraída do Sistema de Informações Fiscais e Contábeis do Setor Público – SICONFI, onde os municípios são obrigados por lei a publicar bimestralmente seus Relatórios Resumidos da Execução Orçamentária – RREOs. No anexo VII desses RREOs, constam a Receita Prevista - RP, a Receita Arrecadada – RA e o resultado da execução orçamentária, ou seja, RP menos RA, que é o objetivo empírico desse estudo. A literatura em torno da matéria é escassa, mas os ensinos encontrados nas obras de FERREIRA (2018), OLIVEIRA (2015) e PEREIRA (2017) foram preponderantes para encontrar possíveis causas do fenômeno. Por que os municípios não são eficazes na arrecadação dos seus impostos, sabendo que esses recursos são importantes para melhorar a qualidade de vida da população, sobretudo Políticas Públicas Distributivas? Dessa crítica indagativa nasce a questão de pesquisa: Os municípios de Pernambuco podem fazer uma arrecadação mais eficaz dos seus impostos, como previstos nos seus orçamentos? Para vencer esses desafios os municípios precisam se desvencilhar de anomalias fiscais nos seus planejamentos fiscais, a saber: falta de indexadores, desproporcionalidades de RP, repetições de RP e RA, RP e RA zeradas. Essas disfunções fiscais, podem ser parte significativa da causa Renúncia Invisível de Receitas Públicas desses municípios. Como a pesquisa trabalha com amostra, foi utilizado o método quantitativo para responder essa questão, com análise dos resultados por tabelas e gráficos de combinação compilados no Excel. Com base nessas informações, a pesquisa chegou à seguinte conclusão: (i) os municípios que menos arrecadam são os que proporcionalmente apresentaram maiores Renúncia Invisível de Receitas Públicas e os que mais arrecadam causam menos desses desperdícios, (ii) o grau de desproporcionalidade determina o tamanho da Renúncia Invisível de Receitas Públicas, (iii) os municípios com maiores Renúncias Invisíveis de Receitas Públicas proporcionais estão nas mesorregiões Mata e Agreste, e os que menos desperdiçam esses recursos estão na Metropolitana e por fim, (iv) as 03 anomalias fiscais mais usuais, por Pareto, numa visão 80/20, com mais de 80% das ocorrências são: Ausência de Indexadores para RP, Desproporcionalidades e Repetições de RPs. Se os municípios concentrarem seus esforços nessas 03 anomalias resolverão parte significativa dos seus problemas fiscais e também da dependência única das Transferências Constitucionais que implica na governabilidade desses municípios.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectrenúnciapt_BR
dc.subjectreceita públicapt_BR
dc.subjectanomaliaspt_BR
dc.subjectimpostospt_BR
dc.subjectplanejamentopt_BR
dc.titleA renúncia invisível de receitas públicas nos municípios pernambucanos de 2016 a 2020pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6683806605359913pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Politicas Publicaspt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to clarify the possible causes of the phenomenon of ineffective collection of significant parts of the municipal revenues derived from 75 municipalities, in the 04 mesoregions of the State of Pernambuco, with the exception of the Metropolitan region, where almost all of them are covered, in a time frame of 2016. to 2020. The database was taken from the Public Sector Fiscal and Accounting Information System – SICONFI, where municipalities are required by law to publish their Budget Execution Summary Reports – RREOs every bimonthly. Annex VII of these RREOs contains the Expected Revenue - RP, the Collected Revenue - RA and the result of budget execution, that is, RP minus RA, which is the empirical objective of this study. The literature on the subject is scarce, but the teachings found in the works of FERREIRA (2018), OLIVEIRA (2015) and PEREIRA (2017) were preponderant, to find many possible causes of the phenomenon. Why are municipalities so ineffective in collecting their taxes, IPTU, ISS and ITBI, knowing that these resources are important for improving the population's quality of life, especially Distributive Public Policies? From this inquiring criticism arises the research question: Can the municipalities of Pernambuco collect their taxes, IPTU, ISS and ITBI more effectively, as foreseen in their budgets? To overcome these challenges, municipalities need to get rid of deep-rooted fiscal anomalies in their fiscal planning, namely: lack of indexers, disproportionality of Forecasted Revenues, repetitions of Forecasted Revenues and Collected Revenues, Forecasted Revenues and Zero Collected Revenues. These fiscal dysfunctions can be a significant part of the cause of the Invisible Renunciation of Public Revenues in these municipalities. As the research works with a sample, the quantitative method was used to answer this question, with analysis of the results using tables and combination graphs compiled in Excel. Based on this information, the research reached the following conclusion: (i) the municipalities that collect the least are those that proportionally presented the highest Invisible Renunciation of Public Revenues and those that collect the most cause less of this waste, (ii) the degree of disproportionality determines the size of the Invisible Renunciation of Public Revenues, (iii) the municipalities with the largest proportional Invisible Renunciation of Public Revenues are in the Mata and Agreste mesoregions, and those that waste these resources the least are in the Metropolitana and finally, (iv) the 03 most fiscal anomalies The usual ones, according to Pareto, in an 80/20 vision, with more than 80% of occurrences are: Absence of Indexers for Forecasted Revenues, Disproportionalities and Repetitions of Forecasted Revenues. If municipalities focus their efforts on these 03 anomalies, they will solve a significant part of their fiscal problems and also the sole dependence on Constitutional Transfers and Governance.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Pedro Carlos de Souza.pdf6,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons