Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57771

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPATRIOTA, Karla Regina Macena Pereira-
dc.contributor.authorSILVA, Douglas Fellipe do Nascimento-
dc.date.accessioned2024-09-16T13:05:15Z-
dc.date.available2024-09-16T13:05:15Z-
dc.date.issued2020-07-24-
dc.identifier.citationSILVA, Douglas Fellipe do Nascimento. Catolicismo, Crise e Reputação: uma análise da construção de uma imagem favorável do catolicismo na mídia brasileira com o advento do Papa Francisco. 2020. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57771-
dc.description.abstractNão é difícil observar em nossa sociedade a escalada de um fenômeno que possui diversos ingredientes para desestabilizar e provocar sérios danos. A crise é esse acontecimento indesejado que faz parte do nosso cotidiano. Pessoas, empresas, autoridades e instituições podem ver seu capital simbólico ruir no primeiro sinal iminente de crise e somente com uma boa gestão dessa ameaça é que podemos definir se teremos resultados positivos ou negativos. Nos últimos anos, estes fatos negativos também atingiram a alta cúpula da Igreja Católica. O vazamento de documentos secretos do Vaticano, conhecido como o Vatileaks, com informações sobre corrupção e má gestão na administração vaticana, pôs em xeque a imagem institucional da Igreja. Propomos, então, analisar como a mídia está construindo uma imagem favorável do catolicismo a partir da eleição de Francisco, e se as suas ações figuram como verdadeiros mecanismos de contenção de crise. Para tanto, articulamos em nossa análise alguns conceitos de Maingueneau (2008), (2010) sobre ethos, aforização e destacabilidade. Os resultados parecem sinalizar uma mudança furtiva na forma como está sendo conduzida a construção noticiosa sobre o Papa Francisco.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectreligiãopt_BR
dc.subjectjornalismopt_BR
dc.subjectmídiapt_BR
dc.subjectdiscursopt_BR
dc.subjectcatolicismopt_BR
dc.titleCatolicismo, Crise e Reputação : uma análise da construção de uma imagem favorável do catolicismo na mídia brasileira com o advento do Papa Franciscopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3561278177498549pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3518204311819015pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxIt is not difficult to observe in our society the escalation of a phenomenon that has several ingredients to destabilize and cause serious damage. The crisis is this unwanted event that is part of our daily lives. People, companies, authorities and institutions can see their symbolic capital at the first imminent sign of crisis. The management of this threat will define whether the results will be positive or negative. In recent years, these events have also reached a high level of the Catholic Church. The leak of secret documents from the Vatican, known as the Vatileaks, with information on corruption and maladministration in the Vatican administration, calls into question an institutional image of the Church. Our proposal is to analyze the effects of the advent of Pope Francis on the image and to manage the crisis of the Catholic Church. We start from the hypothesis that the media is building a favorable image of Catholicism trough the election of Francisco, and that his actions appear as true crisis containment mechanisms. To this end, in our analysis, we articulated some concepts by Maingueneau (2008), (2010) about ethos, aphorization and prominence. The results signal a furtive change in the way how the construction on Pope Francis is being conducted in the media.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Douglas Fellipe do Nascimento Silva.pdf
  Item embargado até 2026-09-14
1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons