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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57730

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA FILHO, Marcos Antônio da-
dc.contributor.authorANDRADE JUNIOR, Fredson Melquiades de-
dc.date.accessioned2024-09-13T16:17:33Z-
dc.date.available2024-09-13T16:17:33Z-
dc.date.issued2024-02-07-
dc.date.submitted2024-09-04-
dc.identifier.citationANDRADE JUNIOR, Fredson Melquiades de. Contribuições do Enativismo para pensar o Ensino de Filosofia. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57730-
dc.description.abstractA abordagem enativa da mente entende que o processo de cognição resulta da interação entre o corpo e o ambiente em que os seres vivos estão situados. Com base nessa teoria, a produção de sentido dos indivíduos ocorre a partir das interações de suas habilidades sensório motoras e suas relações interpessoais. A partir disso, buscamos argumentar que, se a mente é corporificada e situada, então deve-se compreender como o ambiente desempenha um papel fundamental no processo de aprendizagem dos alunos. Levando isso em consideração, destacamos a necessidade de uma abordagem unificada no ensino de filosofia que busque novos métodos de aprendizagem que inclua o papel do corpo, ambiente e da ação.pt_BR
dc.format.extent22p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnativismopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.titleContribuições do Enativismo para pensar o Ensino de Filosofiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9532254211785271pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8812185124107415pt_BR
dc.description.abstractxThe enactive approach to the mind understands that the cognitive process results from the interaction between the body and the environment in which living beings are situated. Based on this theory, individuals' sense-making occurs through the interactions of their sensorimotor skills and interpersonal relationships. From this perspective, we aim to argue that if the mind is embodied and situated, it is essential to understand how the environment plays a fundamental role in students' learning processes. Taking this into account, we emphasize the need for a unified approach to teaching philosophy that seeks new learning methods, incorporating the role of the body, environment, and action.pt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DF) - Departamento de Filosofiapt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Filosofiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Filosofia (Licenciatura)

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