Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57633
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GUIMARÃES, Orquídea Maria de Souza | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Vandilson Batista dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-03T22:24:27Z | - |
dc.date.available | 2024-09-03T22:24:27Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-08 | - |
dc.date.submitted | 2024-08-15 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Vandilson Batista dos. RPG: jogo de interpretação e o ensino da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57633 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo analisar como os professores dos anos iniciais do ensino fundamental percebem a contribuição do jogo RPG como ferramenta didática para o ensino da leitura e escrita. Como fundamento dessa discussão, recorremos a André Marcatto (1996), Andréa Pavão (2000), Wagner Luiz Schmit (2008) e Claúdio Silva (2016) sobre o uso dos jogos e do Jogo de RPG, e sobre o ensino da leitura e escrita em Magda Soares (2001), Jane Maria Braga (2000), Ana Teberosky (2003), e Telma leal (2005). A pesquisa caracteriza-se como um estudo de campo de natureza qualitativa, realizada em uma escola da rede municipal do Recife, onde realizamos a observação de aulas e uma entrevista semiestruturada com 5 professoras das turmas que compõem o ciclo de alfabetização, 1°, 2º e 3º anos dos anos iniciais Ensino Fundamental. Os resultados mostraram que as professoras recorrem aos jogos como instrumentos facilitadores da aprendizagem da leitura e escrita, sendo o RPG um grande potencializador desta aprendizagem. | pt_BR |
dc.format.extent | 26 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Jogo | pt_BR |
dc.subject | Jogo RPG de mesa | pt_BR |
dc.subject | Ensino da leitura e escrita | pt_BR |
dc.title | RPG: jogo de interpretação e o ensino da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4391682139437444 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Currículo e ensino | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Vandilson Batista dos Santos.pdf | 229,18 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons