Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57633

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGUIMARÃES, Orquídea Maria de Souza-
dc.contributor.authorSANTOS, Vandilson Batista dos-
dc.date.accessioned2024-09-03T22:24:27Z-
dc.date.available2024-09-03T22:24:27Z-
dc.date.issued2022-11-08-
dc.date.submitted2024-08-15-
dc.identifier.citationSANTOS, Vandilson Batista dos. RPG: jogo de interpretação e o ensino da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57633-
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo analisar como os professores dos anos iniciais do ensino fundamental percebem a contribuição do jogo RPG como ferramenta didática para o ensino da leitura e escrita. Como fundamento dessa discussão, recorremos a André Marcatto (1996), Andréa Pavão (2000), Wagner Luiz Schmit (2008) e Claúdio Silva (2016) sobre o uso dos jogos e do Jogo de RPG, e sobre o ensino da leitura e escrita em Magda Soares (2001), Jane Maria Braga (2000), Ana Teberosky (2003), e Telma leal (2005). A pesquisa caracteriza-se como um estudo de campo de natureza qualitativa, realizada em uma escola da rede municipal do Recife, onde realizamos a observação de aulas e uma entrevista semiestruturada com 5 professoras das turmas que compõem o ciclo de alfabetização, 1°, 2º e 3º anos dos anos iniciais Ensino Fundamental. Os resultados mostraram que as professoras recorrem aos jogos como instrumentos facilitadores da aprendizagem da leitura e escrita, sendo o RPG um grande potencializador desta aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent26 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectJogo RPG de mesapt_BR
dc.subjectEnsino da leitura e escritapt_BR
dc.titleRPG: jogo de interpretação e o ensino da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4391682139437444pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Currículo e ensinopt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Vandilson Batista dos Santos.pdf229,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons