Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57603

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorREESINK, Mísia Lins Vieira-
dc.contributor.authorARAUJO, Fabiano Lucena de-
dc.date.accessioned2024-08-30T18:09:33Z-
dc.date.available2024-08-30T18:09:33Z-
dc.date.issued2022-11-09-
dc.date.submitted2024-08-27-
dc.identifier.citationARAUJO, Fabiano Lucena de. Desruinar: musealização da ruína e artes visuais no Recife contemporâneo. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Museologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57603-
dc.description.abstractEste trabalho almeja investigar o dinamismo envolvido na operação de musealização a partir de sua relação com processos tributários da arte contemporânea e a dimensão da ruína, enquanto problemática, cuja implicação conceitual, de desmaterialização e degradação dos objetos, tem como recorte o enfoque local da região metropolitana do Recife na atualidade. Ao longo do estudo, serão exploradas na análise proposta aqui, algumas poéticas de interlocutores da cena contemporânea das artes visuais do Recife, dando destaque para os trabalhos e processos criativos de Jonathas de Andrade e Márcio Almeida. A abordagem, nessa perspectiva, busca revelar as relações entre a musealização da ruína e a arte contemporânea no circuito recifense, enquanto objeto e desdobramentos suscitados na pesquisa. Portanto, a pesquisa adota como objetivo (principal) analisar a relação entre os modos de apropriação dos procedimentos de musealização empregados pelos artistas e pelas instituições museológicas em relação ao contexto da ruína e, derivando-se desta intenção preliminar (específicos), i) procura compreender as especificidades temporais (históricas) e regionais (do Recife e Pernambuco) que caracterizam o circuito das artes visuais contemporâneas na atualidade, ii) propor um breve mapeamento dos processos artísticos relacionados aos dois artistas destacados (Jonathas de Andrade e Márcio Almeida) e iii) visa contribuir para o entendimento, do ponto de vista da teoria museológica, dos processos de ruína e desmaterialização da arte contemporânea, enquanto arranjos complexos e desafios para a cadeia operatória museal das coleções (conservação, pesquisa e comunicação).O argumento deste trabalho deriva, de reflexões acerca de algumas formulações de Georg Simmel e da pesquisa do autor realizada durante o doutorado em antropologia, defendido para o PPGA-UFPE, com o desenvolvimento de uma investigação da relação entre as ruínas e o artivismo na produção cultural recifense contemporânea, chamando atenção para as respostas culturais e modos de ocupação espacial de lugares degradados por iniciativa de uma fração engajada da classe artística e intelectual, aos processos de modernização, enquanto formas de relativizar a acepção eminentemente negativa das ruínas. A noção de desruinar, consiste num contraponto em relação ao que a antropóloga Yael Navaro-Yashin enuncia como arruinação para identificar o comportamento de ressaca e abatimento provocados pela paisagem ruinosa de um contexto pós-guerra.pt_BR
dc.format.extent144p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRuinologiapt_BR
dc.subjectModernismopt_BR
dc.subjectArte Contemporâneapt_BR
dc.subjectArte Pernambucanapt_BR
dc.subjectRuínaspt_BR
dc.subjectColonialidadept_BR
dc.titleDesruinar : musealização da ruína e artes visuais no Recife contemporâneopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/9903085823147348pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7192216073198707pt_BR
dc.description.abstractxThis monograph aims to investigate the dynamism involved in the operation of musealization from its relationship with tributary processes of contemporary art and the dimension of the ruin, as a problematic, whose conceptual implication of dematerialization and degradation of objects, has as its cutout the local focus of the metropolitan region of Recife today. Throughout the study, the analysis proposed here will explore some poetics of interlocutors of the contemporary visual arts scene of Recife, highlighting the works and creative processes of Jonathas de Andrade and Márcio Almeida. The approach, in this perspective, seeks to reveal the relationships between the musealization of ruin and contemporary art in the Recife circuit, as object and unfoldings raised in the research. Therefore, the research adopts as its (main) objective to analyze the relationship between the modes of appropriation of musealization procedures employed by artists and museological institutions in relation to the context of the ruin and, deriving from this preliminary (specific) intention, i) seek to understand the temporal (historical) and regional (of Recife and Pernambuco) specificities that characterize the contemporary visual arts circuit nowadays, ii) propose a brief mapping of the artistic processes related to the two highlighted artists (Jonathas de Andrade and Márcio Almeida) and iii) aims to contribute to the understanding, from the point of view of museological theory, of the processes of ruin and dematerialization of contemporary art, as complex arrangements and challenges for the museum operating chain of collections (conservation, research and communication). The argument of this work derives from reflections on some of Georg Simmel's formulations and from the author's research carried out during his doctorate in anthropology, defended at PPGA-UFPE, with the development of an investigation on the relation between ruins and artivism in the contemporary cultural production in Recife, drawing attention to the cultural responses and modes of spatial occupation of degraded places by initiative of an engaged fraction of the artistic and intellectual class, to the modernization processes, as ways of relativizing the eminently negative meaning of ruins. The notion of deruination consists in a counterpoint to what the anthropologist Yael Navaro-Yashin enunciates as arruination to identify the behavior of hangover and abatement provoked by the ruinous landscape of a post-war context.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Antropologia e Museologiapt_BR
dc.degree.graduationMuseologia (Bacharelado)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcid0000-0003-0643-1031pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Museologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Fabiano Lucena de Araujo.pdf6,52 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons