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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Sheila Borges de-
dc.contributor.authorSILVA, Cecilia Souza da-
dc.date.accessioned2024-08-27T14:43:32Z-
dc.date.available2024-08-27T14:43:32Z-
dc.date.issued2024-03-19-
dc.date.submitted2024-08-14-
dc.identifier.citationSILVA, Cecilia Souza da. O rádio expandido em Caruaru: memória e gêneros radiofônicos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57582-
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta o mapeamento atualizado das 10 rádios ativas em Caruaru, cidade polo do Agreste pernambucano, descrevendo suas memórias, programação e atuação na internet. Ele faz parte de uma investigação maior intitulada Inventário do rádio em Pernambuco: memória, atualidade e perspectiva, que está sendo realizada desde 2018. Esta pesquisa foi desenvolvida com base na pergunta: como os veículos radiofônicos de Caruaru se expandiram para a internet? Para respondê-la, tomamos como base teórica os estudos de Viana (2022) sobre o podcast, de Kischinhevsky (2016) sobre o rádio expandido, de Lopez (2009) sobre o rádio hipermidiático, de Prata (2012) sobre os gêneros radiofônicos na internet e Barbosa Filho (2003) sobre os gêneros radiofônicos tradicionais. A metodologia usada foi a realização de entrevistas, a aplicação de questionários e o monitoramento das programações por meio de radioescuta, segundo Bauer e Gaskell (2002) e Duarte (2005). A investigação desenvolvida para este TCC sinaliza que, com o elo cada vez mais próximo entre o rádio e a internet, surgem novos gêneros radiofônicos advindos das novas possibilidades de mídias a serem incorporadas às mídias sonoras, como o uso de vídeos, fotos e textos na produção e divulgação de conteúdo das rádios analisadas. A produção sonora, hoje, tem a capacidade de se assemelhar aos gêneros que são vistos na televisão, delimitados por Paternostro (1987) e Souza (2004). Com isso, o rádio expandido e hipermidiático inova ao permitir que novos gêneros radiofônicos surjam, como o stand-flash, que identificamos na pesquisa aqui apresentada. Além disso, esta investigação também busca trazer os novos meios de interação com a audiência, que, por sua vez, adaptou-se ao uso das redes sociais para se comunicar com as emissoras de rádio.pt_BR
dc.format.extent88p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectRadio expandidopt_BR
dc.subjectRadio em Caruarupt_BR
dc.subjectGeneros radiofônicospt_BR
dc.subjectStand-flashpt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.titleO radio expandido em Caruaru: memória e gêneros radiofônicos.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/5973879767210005pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7664203009930113pt_BR
dc.description.abstractxThis Final Paper presents an updated mapping of the 10 active radio stations in Caruaru, a hub city in Pernambuco's Agreste region, describing their memories, programming and online activities. It is part of a larger investigation entitled Inventory of radio in Pernambuco: memory, current affairs and perspectives, which has been ongoing since 2018. This research was developed based on the question: how did Caruaru's radio outlets expand to the internet? To answer this question, we took as our theoretical basis the studies by Viana (2022) on podcasts, Kischinhevsky (2016) on expanded radio, Lopez (2009) on hypermedia radio, Prata (2012) on radio genres on the internet and Barbosa Filho (2003) on traditional radio genres. The methodology used was interviews, questionnaires and monitoring of programs through radio listening, according to Bauer and Gaskell (2002) and Duarte (2005). The research carried out for this Final Paper indicates that, with the increasingly close link between radio and the internet, new radio genres are emerging as a result of the new media possibilities being incorporated into sound media, such as the use of videos, photos and texts in the production and dissemination of content on the radio stations analyzed. Sound production today has the capacity to resemble the genres seen on television, as defined by Paternostro (1987) and Souza (2004). In addition, this research also seeks to highlight the new ways of interaction with the audience, which, in turn, has also adapted to the use of social media to communicate with the broadcasters.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcid0000-0002-2421-9221pt_BR
Aparece en las colecciones: (CAA-ND): TCC - Comunicação Social

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