Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57580
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARRETO, Magna Sales | - |
dc.contributor.author | SILVA, Liliane Farias Cabral Borges da | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-27T13:22:55Z | - |
dc.date.available | 2024-08-27T13:22:55Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-23 | - |
dc.date.submitted | 2024-08-27 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Liliane Farias Cabral Borges da. Contributos dos Projetos de Extensão do Centro Acadêmico de Vitória da UFPE na Formação de Professores de Educação Física:: uma análise a partir do estado da arte. 2024. 74 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação Fisica, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57580 | - |
dc.description.abstract | A extensão universitária desempenha um papel crucial na conexão entre a academia e a sociedade, promovendo ações para melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento social. Especificamente na área educacional, projetos de extensão desempenham um papel relevante ao abordar questões pedagógicas, culturais e sociais, enriquecendo tanto a comunidade acadêmica quanto a externa. Essas atividades representam um dos pilares da tríade ensino-pesquisa-extensão, permitindo que estudantes e educadores adquiram habilidades e atitudes críticas para trabalhar em parceria com a comunidade. O estudo atual tem como objetivo analisar a contribuição teórica dos projetos de extensão desenvolvidos pelo Centro Acadêmico de Vitória da UFPE para a formação de professores de educação física e práticas educativas. Através da identificação e investigação desses projetos, foi possível entender as áreas do conhecimento e as necessidades educacionais abordadas, além de aprimorar e expandir o impacto dessas iniciativas na sociedade. A metodologia de pesquisa utilizada é uma análise do estado da arte, de natureza qualitativa, utilizando o banco de dados da coordenação de pesquisa e extensão do CAV como fonte principal de informação. A pesquisa analisará a evolução das ações de extensão voltadas para a educação nos anos de 2021, 2022 e 2023, abrangendo 28 projetos realizados nesse período. Os resultados mostram que a análise dos projetos de extensão voltados para a formação de professores de Educação Física no Brasil revela uma preocupante carência de referências teóricas específicas à Metodologia de Ensino da Educação Física Escolar, com apenas um projeto referenciando tais teorias e 32,14% dos projetos carecendo completamente dessas referências. Entretanto, observa-se uma diversidade de estratégias didáticas nos projetos, abrangendo diferentes perspectivas e abordagens, incluindo comunicação, multimídia e redes sociais. No conjunto, os projetos demonstram um engajamento significativo na formação docente, fundamentado nas temáticas evidenciadas, destacando a importância da integração entre a formação teórica e a prática efetiva para o desenvolvimento profissional dos professores e outros profissionais nas suas áreas de atuação. | pt_BR |
dc.format.extent | 73 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Extensão universitária | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Centro Acadêmico da Vitória (CAV) | pt_BR |
dc.title | Contributos dos Projetos de Extensão do Centro Acadêmico de Vitória da UFPE na Formação de Professores de Educação Física: Uma análise a partir do Estado da Arte | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/4832766852519891 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8057833878410343 | pt_BR |
dc.description.abstractx | University extension plays a crucial role in connecting academia with society, promoting actions to improve quality of life and social development. Specifically in the educational field, extension projects play a relevant role in addressing pedagogical, cultural, and social issues, enriching both the academic and external communities. These activities represent one of the pillars of the teaching-research-extension triad, enabling students and educators to acquire critical skills and attitudes to work in partnership with the community. The current study aims to analyze the theoretical contribution of the extension projects developed by the Academic Center of Vitória (CAV) of UFPE to the training of physical education teachers and educational practices. By identifying and investigating these projects, it was possible to understand the areas of knowledge and educational needs addressed, as well as to enhance and expand the impact of these initiatives on society.The research methodology used is a state-of-the-art analysis, qualitative in nature, using the research and extension coordination database of CAV as the primary source of information. The study will analyze the evolution of extension actions focused on education in the years 2021, 2022, and 2023, covering 28 projects carried out during this period. The results show that the analysis of extension projects aimed at the training of Physical Education teachers in Brazil reveals a concerning lack of specific theoretical references to the Methodology of Teaching School Physical Education, with only one project referencing such theories and 32.14% of the projects completely lacking these references. However, a diversity of didactic strategies is observed in the projects, encompassing different perspectives and approaches, including communication, multimedia, and social networks. Overall, the projects demonstrate significant engagement in teacher training, based on the highlighted themes, emphasizing the importance of integrating theoretical training with effective practice for the professional development of teachers and other professionals in their areas of expertise. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0002-3730-2056 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Liliane Farias Cabral Borges da Silva.pdf | 876,77 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons