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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57541

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Vivian Matias dos-
dc.contributor.authorMOURA, Thaís Alves de-
dc.date.accessioned2024-08-26T12:48:00Z-
dc.date.available2024-08-26T12:48:00Z-
dc.date.issued2023-12-19-
dc.identifier.citationMOURA, Thaís Alves de. Sobre as cotas raciais no Curso de Medicina: um jovem, um símbolo e uma trajetória. 2023. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57541-
dc.description.abstractA Lei Federal no 12.711 de 2012, conhecida popularmente como Lei de Cotas, completou em 2022 uma década de sua promulgação, período em que a sua aplicação teve como objetivo garantir o acesso de estudantes ao Ensino Superior de forma mais equitativa. Em 2023, um processo de revisão da lei foi votado e aprovado no dia 09 de agosto na Câmara dos Deputados, PL 5384/20, seguindo, no momento da finalização da escrita deste trabalho, para votação no Senado, o que configura o momento como oportuno para avaliar os resultados alcançados e os desafios que ainda permanecem. Muitos são os fatores que influem sobre os processos de ingresso e conclusão do Ensino Superior e, por essa razão, para analisar de forma contextualizada o fenômeno, a presente pesquisa se propõe a compreender, a partir da biografia de um jovem discente, concluinte do curso de Medicina da Universidade Federal do Cariri (UFCA) pelo sistema de cotas raciais, como se efetiva a vivência da formação universitária, identificando os obstáculos à permanência e verificando como as nuances socioeconômicas e as opressões de raça e gênero perpassam o processo de formação e conclusão do curso de Medicina. O embasamento teórico foi alicerçado em reflexões sobre as ações afirmativas, a Lei Federal no 12.711/2012 e as cotas raciais no curso de Medicina, em uma abordagem transdisciplinar. Com uma metodologia qualitativa, e baseada em uma pesquisa biográfica, a coleta de dados foi realizada através da aplicação de entrevista narrativa. As desigualdades construídas pela sociedade ao longo dos séculos não poderiam e não foram sanadas em uma única década. Para que exista equidade de oportunidades de acesso e permanência nas diversas formações acadêmicas, ainda é necessário percorrer um longo caminho, fato que enaltece a relevância da Lei no 12.711/12, por tudo o que já foi alcançado, e reafirma a função e o compromisso desta.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectAções afirmativaspt_BR
dc.subjectBrasil. [Lei n. 12.711, de 29 de agosto de 2012]pt_BR
dc.subjectLei de cotaspt_BR
dc.subjectCotas raciaispt_BR
dc.subjectMedicinapt_BR
dc.titleSobre as cotas raciais no Curso de Medicina : um jovem, um símbolo e uma trajetóriapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2476307421908179pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5511946351670690pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologiapt_BR
dc.description.abstractxFederal Law no 12,711 of 2012, popularly known as the Quota Law, completed a decade of its promulgation in 2022, a period in which its application aimed to guarantee students' access to Higher Education in a more equitable way. In 2023, a law review process was voted on and approved on August 9th in the Chamber of Deputies, PL 5384/20, following, at the time of finalizing the writing of this work, for a vote in the Senate, which configures the moment as timely to evaluate the results achieved and the challenges that still remain. There are many factors that influence the processes of entry and completion of Higher Education and, for this reason, to analyze the phenomenon in a contextualized way, this research aims to understand, based on the biography of a young student, completing the course of Medicine at the Federal University of Cariri (UFCA) through the racial quota system, how the experience of university education is effective, identifying obstacles to permanence and verifying how socioeconomic nuances and race and gender oppression permeate the training and completion process of the Medicine course. The theoretical basis was based on reflections on affirmative actions, Federal Law no 12,711/2012 and racial quotas in the Medicine course, in a transdisciplinary approach. With a qualitative methodology, and based on biographical research, data collection was carried out through the application of narrative interviews. The inequalities built by society over the centuries could not and were not resolved in a single decade. In order for there to be equal opportunities for access and permanence in the various academic formations, there is still a long way to go, a fact that highlights the relevance of Law No. 12,711/12, for everything that has already been achieved, and reaffirms the role and commitment this one.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Psicologia

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