Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57502
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SEABRA FILHO, Sadi da Silva | - |
dc.contributor.author | SILVA, Deleon Buarque Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-22T14:28:52Z | - |
dc.date.available | 2024-08-22T14:28:52Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-25 | - |
dc.date.submitted | 2024-08-20 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Deleon Buarque Rodrigues. Tessera: Um jogo sobre transformações geométricas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Expressão Gráfica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57502 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo apresentar o projeto e desenvolvimento de um jogo de tabuleiro desenvolvido com o intuito proporcionar o aprendizado das transformações geométricas de reflexão e de rotação, favorecendo e/ou incentivando a aplicação destes conteúdos de forma lúdica durante o jogo. Desenvolvendo dessa forma, como é visto ao longo do trabalho, a inteligência espacial e lógico-matemática de quem o joga. Partindo deste ponto, entender as relações entre o jogo de tabuleiro, processo de ensino e aprendizagem, análise da concepção de produtos e materiais didáticos geram engajamento dos envolvidos, tornando a experiência muito mais enriquecedora e prazerosa, servindo de suporte para o conteúdo programado dentro do estudo da geometria conforme a BNCC (2018). A metodologia aplicada envolveu a criação de protótipos através de Fabricação Digital e testes para garantir a eficácia do jogo. Os resultados demonstraram características funcionais e com elementos que indicam o potencial educativo do jogo Tessera. No entanto, são necessárias mais pesquisas e refinamentos, especialmente no aspecto visual e estético do jogo. Este estudo contribui para a área de jogos educativos e sugere possibilidades futuras de aprimoramento do jogo Tessera. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Transformações Geométricas | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Jogo de tabuleiro | pt_BR |
dc.subject | Fabricação Digital | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.title | TESSERA: Um jogo sobre transformações geométricas | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/7192637136468498 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3451337969863065 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work aims to present the design and development of a board game with the purpose of facilitating the learning of geometric transformations, specifically reflection and rotation. By incorporating these concepts in a playful context during gameplay, the game promotes spatial intelligence and logical-mathematical skills. Additionally, it explores the interplay between board games, teaching and learning processes, and the analysis of educational materials. This engagement enhances the overall experience, providing support for geometry content as outlined in the Brazilian National Common Core Curriculum (BNCC) of 2018. The methodology involved creating prototypes and conducting tests to ensure the game’s effectiveness. The results revealed functional features and elements that underscore the educational potential of the Tessera game. However, further research and refinements, particularly in the visual and aesthetic aspects, are necessary. This study contributes to the field of educational games and suggests future possibilities for enhancing the Tessera game. | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DEG) - Departamento de Expressão Gráfica | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Expressão Gráfica – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0003-0282-023X | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Expressão Gráfica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Deleon Buarque.pdf | 3,85 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons