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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57492

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Vagner Bezerra dos-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Wevylla Milena Silva de-
dc.date.accessioned2024-08-22T12:42:09Z-
dc.date.available2024-08-22T12:42:09Z-
dc.date.issued2024-03-21-
dc.date.submitted2024-04-18-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Wevylla Milena Silva de. Smartphones como ferramenta no ensino de química e física. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Física licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57492-
dc.description.abstractEste trabalho descreve a análise da espectroscopia molecular na região UV/Vis, bem como o estudo dos fenômenos de transmitância, absorção e reflectância utilizando um método baseado em imagens digitais (DIB) utilizando um smartphone para comparar com um espectrofotômetro de bancada e dados da literatura para a determinação da constante de equilíbrio do azul de bromotimol, empregando teste T pareado para 95% de confiança. As novidades deste trabalho estão focadas na utilização de instrumentação analítica simples, de baixo custo e portátil, baseada em DIB utilizando smartphone, para o ensino de Química e Física. Além disso, foram discutidos conceitos relacionados à lei de Lambert-Beer, espectroscopia, pH, mudança de equilíbrio e cálculo para determinação da constante de equilíbrio e pKa do azul de bromotimol, que foi utilizado como prova de conceito. A melhor compreensão dos conceitos teóricos e a possibilidade de levar a instrumentação do DIB para escolas, exposições, feiras de ciências e reuniões de ensino de Química e Física foram apontadas pelos alunos da graduação ao longo da disciplina Experimentos em Termodinâmica e Equilíbrio Químico, ofertada para alunos de física e química como componente obrigatório como as principais vantagens da instrumentação e dos métodos descritos.pt_BR
dc.format.extent21 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEspectrofotometriapt_BR
dc.subjectpkapt_BR
dc.subjectSmartphonept_BR
dc.titleSmartphones como ferramenta no ensino de química e físicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1490131329894509pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5690211284729828pt_BR
dc.description.abstractxThis work describes the analysis of molecular spectroscopy in the UV/Vis region, as well as the study of transmittance, acquisition and reflection characteristics using a method based on digital images (DIB) using a smartphone to compare with a benchtop spectrophotometer and literature data. to determine the equilibrium constant of bromothymol blue, using a paired T test for 95% confidence. The novelties of this work are focused on the use of simple, low-cost and portable analytical instrumentation, based on DIB using a smartphone, for teaching Chemistry and Physics. Furthermore, concepts related to the Lambert-Beer law, spectroscopy, pH, change in equilibrium and calculation to determine the equilibrium constant and pKa of bromothymol blue were considered, which was used as a proof of concept. A better understanding of theoretical concepts and the possibility of taking DIB instrumentation to schools, exhibitions, science fairs and Chemistry and Physics teaching meetings were highlighted by undergraduate students throughout the discipline Experiments in Thermodynamics and Chemical Equilibrium, offered to physics and chemistry students as a mandatory component as the main advantages of the instrumentation and methods described.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCEN-DF) - Departamento de Física pt_BR
dc.degree.graduation::CCEN-Curso de Física (Bacharelado e Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Física (Licenciatura)

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