Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57468
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | VALENÇA, Demétrius Perrelli | - |
dc.contributor.author | MELLO, George Antonio Aguiar de | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-21T14:39:26Z | - |
dc.date.available | 2024-08-21T14:39:26Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-26 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-25 | - |
dc.identifier.citation | MELLO, George Antonio Aguiar de. Aplicação de inovações tecnológicas na logística interna de um estaleiro. 2024. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia Naval, Departamento de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57468 | - |
dc.description.abstract | A eficiência operacional dos complexos processos no fabrico de embarcações de grande porte tem grande importância na competitividade de estaleiros no mercado de construção naval. Este tipo de indústria está imersa em uma série de mercados globais que são caracterizados por serem extremamente dinâmicos. Esta situação obriga as instalações dos estaleiros em focar seus esforços em atender seus clientes com produtos de qualidade, preços acessíveis e prazo competitivo, buscando-se cada vez mais menores tempos de construção. Devido a complexidade na construção das embarcações, via de regra de grande porte, ocorre a divisão produtiva em blocos menores. Uma característica inerente ao processo de fabricação de uma embarcação é que os blocos possuem elevada massa e utilizam áreas de trabalho consideráveis. Sendo assim, a falta de sincronia na execução das tarefas pode gerar atrasos na entrega do produto e ocasionar movimentação desnecessária no deslocamento de grandes peças, elevando assim o custo do produto. O planejamento e a programação da construção de um estaleiro devem ser executados sem com ferramentas adequadas, controle de movimentações preciso e de forma automatizada devido á complexidade de seu processo produtivo e quantidade e singularidade de peças. Portanto, como foi visto no Estaleiro Atlântico Sul - EAS, o gerenciamento dos recursos, por meio de novas tecnologias e do controle do processo de planejamento e produção (como o uso de um sistema RFID), tem fundamental importância na diminuição da perda de peças e índice de retrabalho, assim, na produtividade do seu sistema de produção e no aumento de sua competitividade internacional. | pt_BR |
dc.format.extent | 68p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Eficiência na construção naval | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | EAS | pt_BR |
dc.subject | RFID | pt_BR |
dc.title | Aplicação de inovações tecnológicas na logística interna de um estaleiro | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | lattes.cnpq.br/4711995880378271 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The operational efficiency of complex large vessels manufacturing processes has great importance of shipyard competitiveness in shipbuilding market. This type of industry is immersed in a series of highly competitive global markets that are characterized by being extremely dynamic. This situation forces shipyard facilities to focus their efforts on serving their customers with quality products, affordable prices, and competitive deadlines, while seeking ever shorter processing times. Due to the complexity of the vessels' construction, usually of large size, the production is divided into small blocks. An inherent characteristic of the manufacturing process of a ship is that the blocks have high weight and use considerable working areas. Thus, the lack of synchrony in the execution of tasks can generate delays in the delivery of the product and cause unnecessary movement of large parts, thus raising the cost of the product. The production planning in a shipyard must be executed with adequate tools, precise movement control and in an automated way due to the complexity of its production process and quantity and uniqueness of its parts. Therefore, as was seen in the Estaleiro Atlântico Sul - EAS, the management of resources, through new technologies and control of the planning and production process (such as the use of an RFID system), has fundamental importance in reducing the loss of parts and rework rate, thus, improving productivity and increasing international competitiveness. | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CTG-Curso de Engenharia Naval | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia Naval |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC George Antonio Aguiar de Mello.pdf | 3,2 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons