Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57440

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Wanderson Vilton Nunes da-
dc.contributor.authorPEREIRA, Luane Macedo Souza-
dc.date.accessioned2024-08-20T12:44:56Z-
dc.date.available2024-08-20T12:44:56Z-
dc.date.issued2024-06-19-
dc.identifier.citationPEREIRA, Luane Macedo Souza. Zaire é um velho menino: fabulações quilombistas sobre possibilidades de vida e desencarceramento de adolescentes negros no sistema socioeducativo. 2024. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57440-
dc.description.abstractO colonialismo e a escravidão influenciam ainda hoje na vida do povo negro no país, especialmente crianças e adolescentes, resultando em uma série de violações de direitos, exclusão social e violência institucionalizada. Partimos da constatação de que a maioria percentual de adolescentes em medida socioeducativa no Brasil é de meninos negros, portanto, colocamos em análise a operacionalização desse dado no território através do acompanhamento de ações de um CREAS em Recife. Frente a esta questão analítica, propomos como objetivo geral da pesquisa tecer narrativas de vida e desencarceramento de adolescentes negros, tendo em vista estratégias produzidas pelo CREAS e pelos movimentos sociocomunitários no território. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa adota uma abordagem metodológica baseada em epistemologias quilombistas, combinadas à Pesquisa Narrativa e à Fabulação Crítica de Saidiya Hartman. As histórias e discussões analíticas foram estruturadas em duas trilhas: Trilha 1 – Mexendo no arquivo: do Brasil Colônia à “Redemocratização”; Trilha 2 – Disputando o arquivo no campo-território. Através dessa abordagem, a pesquisa visa contribuir para a construção de estratégias eficazes de intervenção socioeducativa, além de subsidiar políticas públicas voltadas à afirmação do direito de viver da juventude negra. Além disso, a dissertação busca o enfrentamento do epistemicídio na academia, valorizando epistemologias africanas, quilombolas e afrodiaspóricas. Deste modo, evidenciamos como o dado racial ainda é mantido como um esquema subjetivo e individualizante, deixando de estruturar práticas e ações nas políticas públicas socioeducativas, sendo tratado na figura do trabalho individual de cada profissional da equipe simplesmente. Apontamos, no entanto, para a necessidade um diálogo territorial consistente com estes dados, refletidos em uma política socioeducativa que se estabeleça em redes plurais relativas à questão racial como estruturante delas. Além disso, também enfatizamos como a atuação dos CREAS nas medidas socioeducativas vai sendo assimilado, pela comunidade, ao poder punitivo do Judiciário, levando-nos a pensar a necessidade de uma revisão estrutural dessa relação com a justiça. Para isto, apontamos os saberes bantus sobre justiça e reparação comunitária, focando na forma como os saberes quilombolas/quilombistas são fundamentais para um reposicionamento efetivo das práticas socioeducativas em meio aberto com a juventude negra, pobre e periferada. Deste modo, cabe pensarmos em modelos socioeducativos antenados ao campo da Política Nacional de Assistência Social, portanto, não individualizantes, mas comprometidos com os vínculos e protagonismos comunitários. Esta pesquisa, por fim, evidencia o campo socioassistencial em meio aberto como uma questão de território, e não individual. Em outras palavras, o adolescente é situado a partir de seu microcosmo da dinâmica familiar, comunitária e social, e não um inimigo a quem deva recair o julgamento punitivista e individualizante. Sendo assim, destacamos como o princípio de aquilombamento é fundamental para a construção das possibilidades de vida e liberdade para as adolescências negras, especialmente àquela que chega com maior incidência às instituições socioeducativas em território nacional.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectEstadopt_BR
dc.subjectMedidas socioeducativaspt_BR
dc.subjectAdolescentes negros - Brasilpt_BR
dc.subjectQuilombismopt_BR
dc.titleZaire é um velho menino : fabulações quilombistas sobre possibilidades de vida e desencarceramento de adolescentes negros no sistema socioeducativopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9659759577202869pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3087720415810130pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologiapt_BR
dc.description.abstractxThe colonialism and slavery continue to influence the lives of Black people in the country, especially children and adolescents, resulting in a series of rights violations, social exclusion, and institutionalized violence. We start from the observation that the majority percentage of adolescents in socio-educational measures in Brazil are Black boys. Therefore, we analyze the operationalization of this data in the territory through the monitoring of actions by a CREAS in Recife. In response to this analytical issue, we propose the general objective of the research to weave narratives of life and decarceration of Black adolescents, considering the strategies produced by CREAS and socio-community movements in the territory. To achieve this objective, the research adopts a methodological approach based on quilombist epistemologies, combined with Narrative Research and Saidiya Hartman's Critical Fabulation. The stories and analytical discussions were structured into two tracks: Track 1 – Revisiting the archive: from Colonial Brazil to the “Redemocratization”; Track 2 – Contesting the archive in the field- territory. Through this approach, the research aims to contribute to the development of effective socio-educational intervention strategies, in addition to supporting public policies aimed at affirming the right to life for Black youth. Furthermore, the dissertation seeks to confront epistemicide in academia, valuing African and Afro-diasporic epistemologies. Thus, we highlight how racial data is still maintained as a subjective and individualizing scheme, failing to structure practices and actions in socio-educational public policies, being treated merely as the individual work of each team professional. However, we point to the need for a consistent territorial dialogue with this data, reflected in a socio-educational policy established in plural networks related to the racial issue as their foundation. Additionally, we emphasize how CREAS role in socio-educational measures is assimilated by the community to the punitive power of the Judiciary, leading us to consider the need for a structural review of this relationship with justice. For this, we point to Bantu knowledge on justice and community reparation, focusing on how quilombola/quilombist knowledge is fundamental for an effective repositioning of socio-educational practices in open environments with Black, poor, and marginalized youth. Thus, we must consider socio-educational models attuned to the field of the National Social Assistance Policy, therefore, not individualizing, but committed to community bonds and protagonism. Finally, this research highlights the socio-assistance field in open environments as a territorial, not individual issue. In other words, the adolescent is situated within their microcosm of family, community, and social dynamics, and not as an enemy to whom punitive and individualizing judgment should apply. Hence, we emphasize how the principle of 'aquilombamento' is fundamental for constructing possibilities of life and freedom for black adolescents, especially those who more frequently end up in socio- educational institutions nationwide.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Luane Macedo Souza Pereira.pdf1,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons