Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57431

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLAMBERTZ, Karla Mônica Ferraz Teixeira-
dc.contributor.authorSILVA, Samara Assunção de Melo-
dc.date.accessioned2024-08-19T16:23:52Z-
dc.date.available2024-08-19T16:23:52Z-
dc.date.issued2024-08-02-
dc.date.submitted2024-08-13-
dc.identifier.citationSILVA, Samara Assunção de Melo. Instrumentos de avaliação das habilidades motoras em crianças com o transtorno do espectro autista: uma revisão de escopo. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57431-
dc.description.abstractO transtorno do espectro autista (TEA) é definido como um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a funcionalidade, com características muito comuns, principalmente em crianças. Uma dúvida frequente é se os instrumentos utilizados para avaliar as habilidades motoras em crianças com TEA são específicos para esse grupo e se os métodos de aplicação são adequados. Assim, o objetivo desta revisão de escopo foi identificar se os instrumentos disponíveis na literatura são eficazes para avaliar as habilidades motoras de crianças com TEA, entre os 2 e os 12 anos. Esta pesquisa foi realizada de acordo com o guia de produções de escopo do Joanna Briggs Institute (JBI), em conformidade com o Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (Prisma-ScR), utilizando a estratégia PCC (População - crianças com TEA; Conceito - instrumentos de avaliação das habilidades motoras de crianças com TEA; Contexto - estudos presentes na literatura mundial). As buscas foram realizadas nas bases de dados MEDLINE/PubMed, Embase, CINAHL, Web of Science, BVS e PEDro. Foram incluídos 8 artigos dos 692 encontrados. Os resultados da busca encontraram 11 instrumentos de avaliação das habilidades motoras para crianças com TEA, porém, foi analisado que a confiabilidade e validade dos instrumentos para avaliar as habilidades motoras de criança com TEA são questionáveis. Dessa forma, concluímos que esses instrumentos não estavam adaptados às necessidades das crianças com TEA e suas particularidades, os ambientes e objetos utilizados na avaliação não estavam especificados, não ocorreu uma análise dos níveis de suporte do TEA, como também avaliações das diferentes faixas etárias.pt_BR
dc.format.extent22p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectHabilidades motoraspt_BR
dc.titleInstrumentos de avaliação das habilidades motoras em crianças com o transtorno do espectro autista : uma revisão de escopopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMELO, Renato de Souza-
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/4752129338724731pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0660554259922935pt_BR
dc.description.abstractxAutism spectrum disorder (ASD) is defined as a neurodevelopmental disorder that affects functionality, with very common characteristics, especially in children. A frequent question is whether the instruments used to assess motor skills in children with ASD are specific to this group and whether the application methods are appropriate. Therefore, the aim of this scoping review was to identify whether the instruments available in the literature are effective for assessing the motor skills of children with ASD between the ages of 2 and 12. This research was carried out according to the Joanna Briggs Institute (JBI) scoping guide, in accordance with the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (Prisma-ScR), using the PCC strategy (Population - children with ASD; Concept - instruments for assessing the motor skills of children with ASD; Context - studies present in the world literature). The searches were carried out in the MEDLINE/PubMed, Embase, CINAHL, Web of Science, VHL and PEDro databases. 8 articles were included out of the 692 found. The results of the search found 11 motor skills assessment instruments for children with ASD, but it was analysed that the reliability and validity of the instruments for assessing the motor skills of children with ASD are questionable. Thus, we concluded that these instruments were not adapted to the needs of children with ASD and their particularities, the environments and objects used in the assessment were not specified, there was no analysis of the levels of support of ASD, as well as assessments of the different age groups.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Fisioterapia e Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DFS) - Departamento de Fisioterapia pt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Fisioterapiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3653836933415249pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0000-3306-9408pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Samara Assunção de Melo Silva.pdf370,34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons