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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57383

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCABRAL, Jaime Joaquim da Silva Pereira-
dc.contributor.authorDANIEL JÚNIOR, Emanuel Joaquim-
dc.date.accessioned2024-08-15T14:04:57Z-
dc.date.available2024-08-15T14:04:57Z-
dc.date.issued2024-02-22-
dc.identifier.citationDANIEL JÚNIOR, Emanuel Joaquim. Impactos da variação da rugosidade nos perfis de velocidade em calhas fluviais de pequena declividade utilizando CFD. 2024. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57383-
dc.description.abstractAté o final do século XX, o conceito da drenagem urbana limitava-se ao simples manejo das águas precipitadas, buscando apenas reduzir, de forma local, os impactos gerados pelas cheias e inundações. Já no século XXI, esse manejo passou a englobar as mais diversas áreas, adotando uma postura que evoluiu de apenas corretiva, mas que começou a abranger as premissas de sustentabilidade e de coexistência em sintonia com a natureza, entendendo-se, assim, que os projetos devem se reconciliar com os ecossistemas hídricos. Nesse sentido, os projetos de canais ainda podem evoluir e incorporar melhor tais conceitos, principalmente quanto ao entendimento sobre o impacto do coeficiente de rugosidade numa visão tridimensional do escoamento. Paralelamente, verificou-se que técnicas computacionais de cálculo numérico que envolvem a utilização Computacional Fluids Dynamics (CFD) são muito comuns na literatura para análises de fenômenos de estruturas hidráulicas e de superfície livre. Dentro dessa perspectiva, este trabalho objetiva aprofundar o conhecimento no que tange à formação dos perfis de velocidade, para diferentes rugosidades, em uma calha fluvial de pequena declividade, utilizando-se de base o canal experimental existente no Laboratório de Hidráulica, Hidráulica Computacional e Hidrologia da UFPE. Realizou-se, então, um ensaio experimental para a obtenção das condições de contorno do domínio computacional modelado, bem como um projeto de simulação em CFD de acordo com as boas práticas do que se há de mais atual na literatura. Quanto à verificação, testes de malha e de time step foram realizados, além de se observar um excelente comportamento dos escalares no que se era esperado a partir dos modelos equacionais atribuídos. Os resultados encontrados foram satisfatórios, observando-se, de forma qualitativa, que os perfis isotáquicos se comportaram dentro do esperado, principalmente ao correlacionar os diferentes materiais com o gráfico que representa a relação entre o coeficiente de Manning e a rugosidade equivalente da areia de Nikuradse. Verificou-se, então, que os revestimentos em acrílico e em concreto possuem comportamento semelhantes, os quais exponencialmente se diferenciam ao mudar para um revestimento laterítico, mas que volta a apresentar certa homogeneidade em comparação com os revestimentos em gabião ou em solo natural. Quantitativamente, observa-se que a variação da velocidade só é significante até o ponto 0,0833 m no eixo Z e 0,0544 m no eixo Y, observando- se, para o eixo Z, uma variação no centro do escoamento de apenas 0,0045 m/s de velocidade, e, para o eixo Y, de apenas 0,0033 m/s. Sendo assim, conclui-se que as técnicas de CFD se justificaram como uma boa ferramenta para auxiliar nos estudos de fenômenos hidráulicos, obtendo resultados dentro de uma física coerente com os modelos equacionais definidos, bem como se apresentou harmônico com demais estudos realizados na mesma área.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectPerfis isotáquicospt_BR
dc.subjectDrenagem urbanapt_BR
dc.subjectRevestimento de calhas fluviaispt_BR
dc.titleImpactos da variação da rugosidade nos perfis de velocidade em calhas fluviais de pequena declividade utilizando CFDpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6582449928149834pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2072476094919725pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Civilpt_BR
dc.description.abstractxUntil the end of the 20th century, the concept of urban drainage was limited to the simple management of precipitation, seeking only to reduce locally the impacts generated by floods. In the 21st century, this management started to encompass several areas, adopting a position that evolved from being merely corrective but began to encompass the premises of sustainability and coexistence in tune with nature, understanding that the Projects must reconcile with water ecosystems. In this sense, channel designs can still evolve and better incorporate such concepts, especially in terms of understanding the impact of the roughness coefficient in a three-dimensional view of the flow. At the same time, it was found that computational numerical calculation techniques that involve the use of Computational Fluids Dynamics (CFD) are very common in the literature for analyzing phenomena of hydraulic structures and free surfaces. Within this perspective, this work aims to deepen knowledge regarding the formation of velocity profiles, for different roughness, in an open channel with a small slope, using as a basis the prototype channel existing in the Hydraulics, Computational Hydraulics and Hydrology Laboratory at UFPE. An experimental test was carried out to obtain the boundary conditions of the modeled computational domain, as well as a CFD simulation project under the most current best practices in the literature. To do the verification, mesh and time step tests were carried out, in addition to observing excellent behavior of the scalars as expected from the assigned equational models. The results found were satisfactory, observing qualitatively, that the isotactic profiles behaved as expected, mainly when correlating the different materials with the graph that represents the relationship between Manning’s coefficient and Nikuradse’s sand equivalent roughness. It was verified that acrylic and concrete coatings have similar behavior, which differ exponentially when changing to a laterite coating, but which once again presents a certain homogeneity compared to gabion or natural soil coatings. Quantitatively, it was observed that the variation in velocity is only significant up to the point 0.0833 m on the Z axis and 0.0544 m on the Y axis, observing, for the Z axis, a variation in the center of the flow of 0.0045 m/s of velocity, and, for the Y axis, of 0.0033 m/s. Therefore, it is concluded that CFD techniques were justified as a good tool to assist in the studies of hydraulic phenomena, obtaining results within a physics coherent with the defined equational models, as well as being harmonious with other studies carried out in the same area.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

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