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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57339

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVIEIRA, Maria das Graças-
dc.contributor.authorMACEDO JUNIOR, Jose Firmino de-
dc.date.accessioned2024-08-14T12:52:02Z-
dc.date.available2024-08-14T12:52:02Z-
dc.date.issued2015-02-02-
dc.date.submitted2024-08-13-
dc.identifier.citationMACÊDO JÚNIOR, José Firmino de. Educação ambiental e a formação do administrador: um estudo de caso com graduados de uma instituição pública de ensino superior. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração - Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57339-
dc.description.abstractHá algum tempo, muito se tem debatido sobre os problemas ambientais e o desenvolvimento sustentável. Buscando alcançar este a partir da diminuição ou resolução daqueles, a proposta mais viável tem sido a absorção de conhecimentos relacionados com a educação ambiental, gerando maior consciência ambiental por parte dos profissionais que mais afetam, direta ou indiretamente, o meio ambiente, dentre eles, os administradores. Este trabalho investiga “como os graduados em administração demonstram seu entendimento sobre o desenvolvimento sustentável, a educação ambiental e as habilidades básicas da profissão” e tem como objetivo geral analisar o nível de entendimento dos graduados em Administração, do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sobre o desenvolvimento sustentável, a educação ambiental e a conscientização dos problemas ambientais e das habilidades essenciais da profissão. Para alcançar o tal objetivo e, com isso, solucionar o problema, foi construído um arcabouço teórico sobre desenvolvimento sustentável, educação ambiental e a formação do administrador; e utilizado o método de estudo de caso e a coletadas evidências através de entrevistas semiestruturadas. As evidências foram analisadas a partir da análise do discurso e constatou-se que os graduados possuem relevantes conhecimentos referentes à educação ambiental, ao desenvolvimento sustentável e às habilidades do profissional de administração. Apesar disso, as práticas pedagógicas devem intensificar a interdisciplinaridade, já que se trata de um aspecto pouco percebido pelos graduados.pt_BR
dc.format.extent75p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAdministradores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titleEducação ambiental e a formação do administrador: um estudo de caso com graduados de uma instituição pública de ensino superior.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3849755499400238pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7195833831322050pt_BR
dc.description.abstractxSome time ago, much has been discussed about environmental problems and sustainable development. Seeking to achieve this from the reduction or resolution of those, the most viable proposal has been the absorption of knowledge related to environmental education, creating greater environmental awareness among professionals that most affect, directly or indirectly, the environment, including, administrators. This work explores "how graduates in administration demonstrate their understanding of sustainable development, environmental education and the basic skills of the profession" and has as main objective to analyze the level of understanding of graduates in Business Administration, the Academic Center of the Wasteland (CAA) the Federal University of Pernambuco (UFPE), on sustainable development, environmental education and awareness of environmental problems and the essential skills of the profession. To achieve this goal and, therefore, solve the problem, we built a theoretical framework on sustainable development, environmental education and training administrator; and used the case study method and the evidence collected through semi-structured interviews. Data was analyzed from the discourse analysis and it was found that graduates have relevant knowledge related to environmental education, sustainable development and management of professional skills. Nevertheless, the practice should intensify interdisciplinary, since it is an aspect little perceived by graduates.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

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