Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57320

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Maria Betânia e-
dc.contributor.authorMENDONÇA FILHO, Guilherme de Moraes-
dc.date.accessioned2024-08-13T15:09:09Z-
dc.date.available2024-08-13T15:09:09Z-
dc.date.issued2024-02-23-
dc.identifier.citationMENDONÇA FILHO, Guilherme de Moraes. A Beleza da Lagoa É Sempre Alguém: a exposição de arte, a profissão de curador e a atividade de curadoria. 2024. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57320-
dc.description.abstractAtravés da presente dissertação, proponho-me a pesquisar a partir do ciclo investigativo A Beleza da Lagoa É Sempre Alguém, realizado em 2022 pela Propágulo, instituição independente de pesquisa e difusão de arte em Pernambuco, na qual me encontro enquanto curador. Nesse percurso, marcado por um constante processo de aprendizado, reflito acerca da interação entre o produto exposição de arte, a profissão de curador, a atividade da curadoria e o político inscrito nesses tópicos através das lentes advindas do curatorial, um campo que vai para além da curadoria por não estar exclusivamente focado na concepção de exposições de arte como evento encenado, e que explora o intencional e o não intencional naquilo que se propõe a realizar. Ao buscar analisar a infraestrutura do curatorial implicado em Beleza da Lagoa É Sempre Alguém, levo em conta o lugar específico por mim ocupado ao estar, enquanto curador, construindo dialogicamente esse processo através da interação com uma coletividade de artistas, trabalhos de arte, educadores, públicos, trabalhadores da cultura e produtos culturais.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCuradoriapt_BR
dc.subjectO curatorialpt_BR
dc.subjectExposição de artept_BR
dc.subjectArtes Visuaispt_BR
dc.subjectPropágulopt_BR
dc.titleA Beleza da Lagoa É Sempre Alguém : a exposição de arte, a profissão de curador e a atividade de curadoriapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1395221528405081pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0531466233320912pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Artes Visuaispt_BR
dc.description.abstractxThrough this dissertation, I research about the investigative cycle entitled A Beleza da Lagoa É Sempre Alguém, presented in 2022 by Propagulo, an independent art research and dissemination institution in Pernambuco, in which I work as a curator. Along this path, marked by a constant process of learning, I reflect on the interaction between the product art exhibition, the profession of the curator, the activity of curating and the political inscribed in those topics through the lenses from the curatorial, a field that goes beyond curating for not being exclusively focused on the conception of art exhibitions as a closed event, and which explores the intentional and unintentional in what it sets out to accomplish. When seeking to analyze the curatorial infrastructure involved in Beleza da Lagoa É Sempre Alguém, I take into account the specific place occupied by me as a curator, dialogically constructing this process through interaction with a collective of artists, works of art, educators, public, cultural workers and cultural products.pt_BR
dc.description.abstractxA través de esta disertación, propongo una investigación basada en el ciclo de investigación A Beleza da Lagoa É Sempre Alguém, realizado en 2022 por Propágulo, institución independiente de investigación y difusión de arte de Pernambuco, donde trabajo como curador. En este camino, marcado por un proceso de aprendizaje constante, reflexiono sobre la interacción entre el producto exposición de arte, la profesión del curador, la actividad de la curatorial y el político inscrito en estos temas a través de los lentes que surgen de el curatorial, un campo que va más allá de la curaduría. porque no se centra exclusivamente en la concepción de las exposiciones de arte como un evento escénico, y que explora lo intencional y no intencional en lo que se propone lograr. Al buscar analizar la infraestructura curatorial involucrada en Beleza da Lagoa É Sempre Alguém, tengo en cuenta el lugar específico que ocupo como curador, construyendo dialógicamente este proceso a través de la interacción con un colectivo de artistas, obras de arte, educadores, público, trabajadores culturales y productos culturales.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Guilherme de Moraes Mendonça Filho.pdf3,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons