Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57319
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ARAÚJO, Ednaldo Cavalcante de | - |
dc.contributor.author | ESPÍNDOLA, Mariana Mercês Mesquita | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-13T15:04:33Z | - |
dc.date.available | 2024-08-13T15:04:33Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-04 | - |
dc.identifier.citation | ESPÍNDOLA, Mariana Mercês Mesquita. Desenvolvimento e validação de uma tecnologia educacional digital sobre bullying lgbtifóbico para adolescentes escolares. 2024. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57319 | - |
dc.description.abstract | Adolescentes lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros, queer/questionando, intersexo, assexuais/arromântiques/agênero, poli/pansexual e mais da diversidade sexual e de gênero (LGBTQIAP+) integram contextos de vulnerabilidades, os quais são alvos frequentes de bullying LGBTIfóbico, que podem culminar em agressões físicas e verbais, parassuicídio, suicídio ou assassinatos. Em adição, no ambiente escolar, experenciam o preconceito e a discriminação que lhes afetam cotidianamente na qualidade de vida, bem-estar e desempenho escolar, não obstante, causando-lhes sentimentos negativos, angústias e sofrimentos. Assim, objetivou-se desenvolver uma tecnologia educacional digital sobre bullying LGBTIfóbico para adolescentes escolares e validá-la quanto ao conteúdo e a aparência. Tratou- se de um estudo observacional, de abordagem quantitativa, que reuniu estudos transversal e metodológico, caracterizado por quatro etapas: 1) investigação transversal, que mensurou o conhecimento de adolescentes escolares sobre o significado do acrônimo LGBTQIAP+, investigou a distância social de adolescentes escolares às pessoas LGBTQIAP+ e com eles, elegeu a tecnologia desenvolvida: Gibi Educacional sobre Bullying LGBTIFóbico; 2) estudo metodológico de desenvolvimento de tecnologia; 3) validação de conteúdo, pelos juízes expertises; 4) validação de aparência, pelos adolescentes escolares. Na primeira etapa, a população de estudo foi de 120 adolescentes escolares cis-heterossexuais e LGBTQIAP+, dos 15 aos 17 anos, matriculados no primeiro ano dos cursos médio-técnico integrado de uma instituição de ensino em Recife-PE. Para essa etapa, foi elaborado o instrumento: Conhecimento e Aceitação de Adolescentes Escolares às pessoas LGBTQIAP+, estruturado em três partes: I - Perfil dos participantes, II - Conhecimento e Aceitação de Adolescentes Escolares às pessoas LGBTQIAP+ e III – Identificação sobre o tipo de tecnologia, sugestões e assuntos que os adolescentes gostariam que estivessem na tecnologia. Para a investigação da distância social de adolescentes escolares às pessoas LGBTQIAP+ foi utilizada como base a Escala de Distância Social de Bogardus adaptada, cujos resultados incitaram a discussão sobre preconceito velado no que diz respeito ao tipo de proximidade. Na segunda etapa, os saberes no ensino da compreensão propostos por Edgar Morin foram utilizados para o delineamento das ações instrucionais na construção da tecnologia, sob a ótica da educação em saúde e do contexto da diversidade sexual e de gênero. O Gibi foi intitulado “Bullying LGBTIfóbico: vamos conversar?” e após seu desenvolvimento, foi submetido à validação de conteúdo, realizada com sete juízes expertises, pelo uso do Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional em Saúde, sendo validado com padrão de excelência no Índice de Concordância Universal (S-CVI/UA) e CVC Global de 0,89. Na validação de aparência, 11 adolescentes escolares o julgaram, pelo uso do Instrumento de Validação de Aparência de Tecnologia Educacional em Saúde com Índice de Validade de Aparência Total (IVA-T) de 0,98. Em suma, como abordagem contemporânea e criativa no enfrentamento do bullying LGBTIfóbico, o Gibi foi desenvolvido de modo cativante e reflexivo, cuja combinação do poder narrativo e visual dos quadrinhos poderá contribuir junto aos processos de educação em saúde na escola e em outros ambientes que envolvam a saúde de adolescentes LGBTQIAP+ e o cuidado do enfermeiro escolar, na redução do estigma, preconceitos, bullying e outros tipos de violências vivenciadas por pessoas LGBTQIAP+. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Saúde do adolescente | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Diversidade de gênero | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento e validação de uma tecnologia educacional digital sobre bullying lgbtifóbico para adolescentes escolares | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3124981081313985 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7392652886296731 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Enfermagem | pt_BR |
dc.description.abstractx | Lesbian, gay, bisexual, transgender, transsexual, gender non-conforming, queer/questioning, intersex, asexual/aromantic/agender, poly/pansexual, and other members of the sexual and gender diversity (LGBTQIAP+) face contexts of vulnerability and are frequent targets of LGBTQIAP+ bullying, which can lead to physical and verbal assaults, parasuicide, suicide, or murder. Additionally, in the school environment, they experience prejudice and discrimination that affect their daily quality of life, well-being, and academic performance, resulting in negative feelings, anguish, and suffering. Thus, the objective was to develop a digital educational technology on LGBTQIAP+ bullying for school adolescents and validate it regarding content and appearance. This was an observational study with a quantitative approach, comprising both cross-sectional and methodological studies, characterized by four stages: 1) a cross-sectional investigation measuring the knowledge of school adolescents about the meaning of the LGBTQIAP+ acronym, investigating the social distance of school adolescents from LGBTQIAP+ individuals, and selecting the developed technology: an Educational Comic about LGBTQIAP+ bullying; 2) a methodological study for technology development; 3) content validation by expert judges; 4) appearance validation by school adolescents. In the first stage, the study population consisted of 120 cis-heterosexual and LGBTQIAP+ school adolescents aged 15 to 17, enrolled in the first year of integrated technical high school courses at an educational institution in Recife, PE. For this stage, the instrument “Knowledge and Acceptance of School Adolescents Towards LGBTQIAP+ Individuals” was developed, structured in three parts: I - Participant Profile, II - Knowledge and Acceptance of School Adolescents Towards LGBTQIAP+ Individuals, and III - Identification of the type of technology, suggestions, and topics that adolescents would like to see in the technology. To investigate the social distance of school adolescents from LGBTQIAP+ individuals, the adapted Bogardus Social Distance Scale was used, which incited discussion about latent prejudice regarding the type of proximity. In the second stage, Edgar Morin's proposed knowledge for teaching understanding was used to outline instructional actions in building the technology, from the perspective of health education and the context of sexual and gender diversity. The comic was titled “LGBTQIA+ Bullying: Let’s Talk?” and, after its development, it was submitted to content validation, conducted with seven expert judges using the Educational Content Validation Instrument, achieving excellence with a Universal Agreement Index (S- CVI/UA) and Global CVC of 0.89. In the appearance validation, 11 school adolescents assessed it using the Educational Technology Appearance Validation Instrument, achieving a Total Appearance Validity Index (IVA-T) of 0.98. In summary, as a contemporary and creative approach to addressing LGBTQIAP+ bullying, the comic was developed in an engaging and reflective manner, combining the narrative and visual power of comics to contribute to health education processes in schools and other environments involving the health of LGBTQIAP+ adolescents and the care provided by school nurses, reducing stigma, prejudice, bullying, and other forms of violence experienced by LGBTQIAP+ individuals. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Enfermagem |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Mariana Mercês Mesquita Espíndola.pdf | 3,73 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons