Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57307
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FIGUEIRÊDO, Jefferson Elias de | - |
dc.contributor.author | PRAZERES, Anna Clara Monteiro dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-12T18:03:06Z | - |
dc.date.available | 2024-08-12T18:03:06Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-04 | - |
dc.date.submitted | 2024-08-10 | - |
dc.identifier.citation | PRAZERES, Anna Clara Monteiro dos. O lugar da dança na escola: Reflexões sobre a predominância do ensino de balé clássico. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57307 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho propõe reflexões sobre como a dança é comumente inserida no ambiente escolar e questiona a preferência histórica pelo ensino do balé clássico para crianças. Compreende a dança enquanto linguagem específica da arte, que deveria ocupar seu lugar dentro da grade curricular das escolas, e reforça o movimento corporal crítico e consciente como processo de aprendizagem e de produção de conhecimento. O objetivo do artigo é apresentar, provocar e estimular reflexões acerca das perspectivas culturais, sociais, estéticas e corporais que impulsionam a adesão do balé clássico como principal modalidade de dança para crianças no contexto da escola formal. Metodologicamente essa pesquisa utilizouse dos meus relatos de experiência, enquanto professora de balé inserida no contexto escolar, e de uma abordagem de cunho bibliográfico. Desse modo, a partir do encontro com as obras de autoras como Marques (2020), Strazzacappa (2013), Lopes (2017), Borges (2012), entre outros/outras, esse artigo propõe incentivar reflexões acerca do ensino do balé clássico a partir de uma construção que respeita os corpos diversos e os processos de aprendizagem de cada indivíduo, além de uma perspectiva crítica sobre o que dançamos e para quem dançamos. | pt_BR |
dc.format.extent | 30p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Balé Clássico | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | O LUGAR DA DANÇA NA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE A PREDOMINÂNCIA DO ENSINO DE BALÉ CLÁSSICO | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3338594436949299 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9217040977434775 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work proposes reflections on how dance is commonly inserted in the school environment and questions the historical preference for teaching classical ballet to children. It understands dance as a specific language of art, which should take its place within the curriculum of schools, and reinforces critical and conscious body movement as a process of learning and knowledge production. The objective of the article is to present, provoke and stimulate reflections about the cultural, social, aesthetic and corporal perspectives that drive the adhesion of classical ballet as the main dance modality for children in the context of formal school. Methodologically, this research used my experience reports, as a ballet teacher inserted in the school context, and a bibliographic approach. Thus, based on the encounter with the works of authors such as Marques (2020), Strazzacappa (2013), Lopes (2017), Borges (2012), among others, this article proposes to encourage reflections on the teaching of classical ballet to from a construction that respects the diverse bodies and learning processes of each individual, as well as a critical perspective on what we dance and for whom we dance. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DA) - Departamento de Artes | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Dança – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Dança |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC ANNA CLARA MONTEIRO DOS PRAZERES -.pdf | 372,29 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons