Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57220

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLOURO, Viviane dos Santos-
dc.contributor.authorSILVA, Deyvison Lucas da-
dc.date.accessioned2024-08-06T13:33:33Z-
dc.date.available2024-08-06T13:33:33Z-
dc.date.issued2024-03-21-
dc.date.submitted2024-04-01-
dc.identifier.citationSILVA, Deyvison Lucas da. Discussões sobre o ensino do violão a partir da técnica de Nenéu Liberalquino. 2024. 54 f. TCC (Graduação) - Curso de Música - Licenciatura, Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57220-
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo discutir a importância de novas perspectivas para o ensino de violão, a partir da descrição da técnica instrumental desenvolvida pelo compositor, arranjador, violonista e maestro pernambucano Nenéu Liberalquino. Os objetivos específicos contemplam: 1. descrever as modificações, ao longo da história, do violão e da técnica violonística tradicional; 2. descrever a técnica do Nenéu Liberalquino; 3. promover uma discussão acerca do ensino do violão a partir desta técnica. As questões que nortearam a pesquisa foram: Quais as diferenças da técnica violonística de Nenéu Liberalquino em relação à técnica tradicional na execução do instrumento? É possível pensar na técnica do Nenéu Liberalquino como uma possibilidade pedagógica do violão? A metodologia utilizada foi a análise documental e a coleta de dados foi realizada nas plataformas virtuais no período de junho de 2023 a março de 2024. Foram analisados vídeos, reportagens e artigos sobre Nenéu Liberalquino, como também materiais disponíveis na internet de autoria do violonista. A partir da pesquisa, foi possível perceber que a técnica desenvolvida por Nenéu pode ser uma possibilidade para o ensino do violão para qualquer pessoa, nos levando a concluir que repensar o ensino do violão é importante para que este seja mais acessível à diversidade de corpos, independente da pessoa ter ou não deficiência.pt_BR
dc.format.extent54p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectTécnica violonísticapt_BR
dc.subjectAdaptações para o ensino do violãopt_BR
dc.subjectTecnologia Assistivapt_BR
dc.titleDiscussões sobre o ensino do violão a partir da técnica de Nenéu Liberalquinopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1420939651747545pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6790119056136859pt_BR
dc.description.abstractxThe present research aimed to discuss the importance of new perspectives for guitar teaching, based on the description of the instrumental technique developed by the composer, arranger, guitarist and conductor from Pernambuco Nenéu Liberalquino. The specific objectives include: 1. describing the modifications, throughout history, of the guitar and traditional guitar technique; 2. describe the Nenéu Liberalquino technique; 3. promote a discussion about teaching guitar using this technique. The questions that guided the research were: What are the differences between Nenéu Liberalquino's guitar technique in relation to the traditional technique in playing the instrument? Is it possible to think of Nenéu Liberalquino's technique as a pedagogical possibility for the guitar? The methodology used was documentary analysis and data collection was carried out on virtual platforms from June 2023 to March 2024. Videos, reports and articles about Nenéu Liberalquino were analyzed, as well as materials available on the internet authored by the guitarist. From the research, it was possible to realize that the technique developed by Nenéu can be a possibility for teaching the guitar to anyone, leading us to conclude that rethinking the teaching of the guitar is important so that it is more accessible to a diversity of bodies, regardless of whether the person has a disability or not.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DMU) - Departamento de Músicapt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Música – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Deyvison Lucas da Silva.pdf12,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons