Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57170

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCoutinho, Solange Galvão-
dc.contributor.authorArruda, Vitor Monte-
dc.date.accessioned2024-08-01T16:32:48Z-
dc.date.available2024-08-01T16:32:48Z-
dc.date.issued2024-03-21-
dc.date.submitted2024-04-09-
dc.identifier.citationArruda, Vitor Monte. Em busca de uma Memória Gráfica de Aldemir Martins e seus artefatos produzidos no Campo do Design. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57170-
dc.description.abstractO presente projeto visa estabelecer as bases para pesquisa sobre Aldemir Martins numa perspectiva da memória gráfica, buscando ampliar a discussão sobre as contribuições de artistas para o design cearense, e consequentemente, proporcionar o fortalecimento da identidade local. Aldemir Martins foi um grande artista do Ceará, conhecido nacional e internacionalmente principalmente por suas pinturas. Apesar disso, realizou diversos trabalhos enquanto ilustrador para a indústria gráfica, iniciados na década de 1940, dentre os quais estão incluídas ilustrações para jornais, revistas, latas de tintas, bilhetes da Loteria Federal, livros, louças, criação de capas de livros, letreiramentos e até identidade visual. Traçou-se como objetivo geral analisar a trajetória do artista, principalmente, dos artefatos produzidos e criados para a indústria gráfica, com o intuito de destacar sua importância para o Design cearense. Já os objetivos específicos foram divididos em: (a) identificar novos acervos físicos e digitais que contenham: obras de Aldemir; opinião de críticos em hemerotecas e/ou entrevistas; (b) organizar o material coletado de e sobre Aldemir, com foco naqueles produzidos para a indústria gráfica; (c) pesquisar sobre o design gráfico cearense; (d) investigar se é possível identificá- lo como pioneiro do design, com intuito de difundir a relevância do seu trabalho para a Memória Gráfica Brasileira. A metodologia de perspectiva qualitativa teórica e exploratória envolve revisão bibliográfica, entrevista, aplicação de questionário e pesquisa documental. Após o levantamento do material, fiz análise à luz do Design e concluí que ainda não tenho provas suficientes para considerar Aldemir um pioneiro do design, mas há indícios que sim.pt_BR
dc.format.extent116pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAldemir Martinspt_BR
dc.subjectmemória gráfica cearensept_BR
dc.subjectidentidade cearensept_BR
dc.titleEm busca de uma Memória Gráfica de Aldemir Martins e seus artefatos produzidos no Campo do Designpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9487486919525854pt_BR
dc.description.abstractxThis project aims to establish the bases for research on Aldemir Martins from a perspective of graphic memory, seeking to broaden the discussion about the contributions of artists to Ceará design, and consequently, provide the strengthening of local identity. Aldemir Martins was a great artist from Ceará, known nationally and internationally mainly for his paintings. Despite this, he carried out several works as an illustrator for the graphic industry, starting in the 1940s, among which are illustrations for newspapers, magazines, paint cans, Federal Lottery tickets, books, tableware, creation of book covers, lettering and even visual identity. The general objective was to analyze the artist’s trajectory, mainly, of the artifacts produced and created for the graphic industry, in order to highlight its importance for Design in Ceará. The specific objectives were divided into: (a) identifying new physical and digital collections that contain: works by Aldemir; opinion of critics in newspaper libraries and/or interviews; (b) organize the material collected from and about Aldemir, focusing on those produced for the graphic industry; (c) research on graphic design from Ceará; (d) investigate whether it is possible to identify him as a design pioneer, with the aim of spreading the relevance of his work to the Brazilian Graphic Memory. The theoretical and exploratory qualitative methodology involves bibliographic review, interview, questionnaire application and documentary research. After surveying the material, I analyzed it in the light of Design and concluded that I still don’t have enough evidence to consider Aldemir a design pioneer, but there is evidence that he is.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DDesign) - Departamento de Designpt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Design – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Vitor Monte Arruda.pdf55,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons