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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFERRAZ, Álvaro Antônio Bandeira-
dc.contributor.authorTUBE, Milton Ignacio Carvalho-
dc.date.accessioned2024-08-01T14:38:49Z-
dc.date.available2024-08-01T14:38:49Z-
dc.date.issued2022-07-18-
dc.identifier.citationTUBE, Milton Ignacio Carvalho. Determinação dos benefícios do uso de modelos de baixa fidelidade e instrumentos manufaturados de baixo custo, aplicados à simulação clínica para desenvolvimento de habilidades e destrezas cirúrgicas na graduação médica. 2022. Tese (Doutorado em Cirurgia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57165-
dc.description.abstractObjetivo: Determinar os benefícios do uso de modelos de baixa fidelidade e instrumentos manufaturados de baixo custo, na simulação para desenvolvimento de habilidades e destrezas cirúrgicas na graduação médica. Métodos: Estudo prospectivo, descritivo, analítico, comparativo, experimental e aleatório, com abordagem qualitativa no desenvolvimento de habilidades e destrezas cirúrgicas em acadêmicos primeiro a decimo segundo períodos do curso de medicina. Ações de extensão nas modalidades cursos de Nós e suturas (Modulo I) e Cursos de Paramentação e Instrumentação Cirúrgica (Módulo II) foram produzidas para captação e seleção da amostra. Foram produzidos materiais manufaturados e montado um simulador de baixa fidelidade e baixo custo para laparotomia exploratória utilizados no treinamento, teste e avaliação de habilidades cirúrgicas desenvolvidas por alunos de medicina após instrução em estações de destrezas laboratório de habilidades. Pré e pós-teste teórico (Prova objetiva) e prático (OSATS Scale) foram aplicados em ambos os módulos. Resultados: Sessenta e três cursos de extensão realizados, n=1613 estudantes de primeiro a decimo segundo períodos de medicina captados. Pré-testes confirmaram a não exposição da amostra para a metodologia proposta no projeto. Médias obtidas nos pós-testes foram estatisticamente significativas confirmando o desenvolvimento cognitivo e motor de habilidades em ambos os módulos. A simulação de laparotomia exploratória facilitou a observação das habilidades desenvolvidas pelos estudantes. Materiais e modelos produzidos tiveram custos baixos. Conclusões: Os resultados mostram evidencias concluintes que a implementação de modelos de baixa fidelidade e instrumentos manufaturados de baixo custo, aplicados a simulação clínica, traze benefícios no desenvolvimento de habilidades e destrezas cirúrgicas em estudantes de medicina.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectModelos Anatômicospt_BR
dc.subjectEducação de graduação em medicinapt_BR
dc.subjectLaparotomiapt_BR
dc.subjectExercício de simulaçãopt_BR
dc.subjectDestreza motorapt_BR
dc.subjectCompetência clínicapt_BR
dc.titleDeterminação dos benefícios do uso de modelos de baixa fidelidade e instrumentos manufaturados de baixo custo, aplicados à simulação clínica para desenvolvimento de habilidades e destrezas cirúrgicas na graduação médicapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCAMPOS, Josemberg Marins-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9910181746177346pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9515095477956691pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Cirurgiapt_BR
dc.description.abstractxPurpose: To determine the benefits of using low-fidelity models and low-cost manufactured instruments in simulation for the development of surgical skills and dexterity in medical graduation. Methods: Prospective, descriptive, analytical, comparative, experimental and randomized study, with a qualitative approach in the development of skills and surgical skills in academics from first to twelfth semesters of the medical course. Extension actions in the modalities of Knots and Sutures courses (Module I) and Surgical Apparel and Instrumentation Courses (Module II) were produced to capture and select the sample. Manufactured materials were produced and a low-fidelity, low-cost simulator for exploratory laparotomy was assembled, used in the training, testing and evaluation of surgical skills developed by medical students after instruction in skills laboratory skills stations. Theoretical (Objective Test) and practical (OSATS Scale) pre and post-test were applied in both modules. Results: Sixty three extension courses carried out, n=1613 students from the first to the twelfth semester of medicine enrolled. Pre-tests confirmed that the sample was not exposed to the methodology proposed in the project. Means obtained in the post-tests were statistically significant, confirming the cognitive and motor skills development in both modules. The exploratory laparotomy simulation facilitated the observation of the skills developed by the students. Materials and models produced had low costs. Conclusions: The results show conclusive evidence that the implementation of low-fidelity models and low-cost manufactured instruments, applied to clinical simulation, brings benefits in the development of skills and surgical skills in medical students.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/8353311328898770pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Cirurgia

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