Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57157

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA JÚNIOR, José Afonso da-
dc.contributor.authorALECRIM NETO, Ivan da Costa-
dc.date.accessioned2024-08-01T14:10:54Z-
dc.date.available2024-08-01T14:10:54Z-
dc.date.issued2024-03-14-
dc.identifier.citationALECRIM NETO, Ivan da Costa. Fotografia de atualidades no cenário de plataformização, IA e fotojornalismo pós-indicial: Fotojornalismo e as tensões técnicas, estéticas e deontológicas diante do atual cenário sociotécnico. 2024. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57157-
dc.description.abstractEste trabalho tem o objetivo de investigar o fotojornalismo em seu fenômeno de plataformização, processo também presente em outros campos da comunicação, e as tensões estéticas, técnicas e deontológicas consequentes desse movimento. Para tanto, fez-se necessário visitar as três revoluções da fotografia de atualidades propostas por Jorge Pedro Sousa (2000) e rebater este conteúdo sobre as rotinas contemporâneas do fotojornalismo. O intento desta metodologia é perceber as “alavancas” que são suficientemente potentes para funcionar como ponto médio de orientação da prática do fotojornalismo. No marco de pivotagem escolhido para os primeiros momentos da pesquisa, localiza-se a fotografia “A morte de um miliciano”, de Robert Capa (1936). Assumindo essa imagem como ponto médio da prática da fotografia de imprensa, invoca-se os pensamentos de McLuhan (1964) e de Barthes (1980) para justificar a consolidação da fotografia como um instrumento a serviço do jornalismo. No desenvolvimento da pesquisa, debruçamo-nos sobre a segunda e a terceira revoluções do fotojornalismo, não com o objetivo de estabelecer uma historiografia desta linguagem, mas sim, vasculhar uma identificação para o fotojornalismo no percurso sobre a linha estática do tempo e encontrar uma imagem central, como uma flecha atemporal, que seja pervasiva por todas as fases da fotografia de atualidades. Em tempo, fundamentado em Afonso Júnior (2021) e Jenkins (2006 e 2014), abordaremos o contexto de conexão generalizada e cultura da convergência, somado à fotografia de notícias embarcada nas plataformas digitais, verificando assim quais os arranjos existentes neste cenário e como a plataformização interfere na maneira de produzir, distribuir e acessar fotografia. Por fim, desenvolve-se o argumento epistêmico de como a Inteligência Artificial (IA) pode penetrar no conteúdo da notícia, rebatendo as características do início do fotojornalismo quando a fotografia serviria de base para uma ilustração.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectFotojornalismopt_BR
dc.subjectRevoluções do fotojornalismopt_BR
dc.subjectInteligência Artificialpt_BR
dc.subjectFotografia pós-indicialpt_BR
dc.titleFotografia de atualidades no cenário de plataformização, IA e fotojornalismo pós-indicial : Fotojornalismo e as tensões técnicas, estéticas e deontológicas diante do atual cenário sociotécnicopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5638515298700249pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2687254184338962pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThis work aims to investigate photojournalism in its platformization phenomenon, a process also present in other fields of communication, and the aesthetic, technical and deontological tensions resulting from this movement. To this end, it was necessary to visit the three revolutions in current affairs photography proposed by Jorge Pedro Sousa (2000) and reflect on this content about contemporary photojournalism routines. The intention of this methodology is to understand the “levers” that are powerful enough to function as a midpoint to guide the practice of photojournalism. The pivot point chosen for the first moments of the research is located in the photograph “The death of a militiaman”, by Robert Capa (1936). Assuming this image as the midpoint of the practice of press photography, the thoughts of McLuhan (1964) and Barthes (1980) are invoked to justify the consolidation of photography as an instrument at the service of journalism. In developing the research, we focused on the second and third revolutions in photojournalism, not with the aim of establishing a historiography of this language, but rather, searching for an identification for photojournalism along the static line of time and finding an image central, like a timeless arrow, that is pervasive throughout all phases of current affairs photography. In time, based on Afonso Júnior (2021) and Jenkins (2006 and 2014), we will address the context of convergence culture and widespread connection, added to news photography embarked on digital platforms, thus verifying what arrangements exist in this scenario, and how platformization interferes in the way of producing, distributing and accessing photography. Finally, the epistemic argument is developed on how Artificial Intelligence (AI) can penetrate the content of the news, refuting the characteristics of the beginning of photojournalism when photography would serve as the basis for an illustration.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Comunicação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Ivan da Costa Alecrim Neto.pdf4,77 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons