Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57151
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LEANDRO, Danilo de Carvalho | - |
dc.contributor.author | SILVA, Fábio Felipe Galvão da | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-01T13:45:45Z | - |
dc.date.available | 2024-08-01T13:45:45Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-27 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Fábio Felipe Galvão da. Saúde pública, doenças emergentes e biotecnologia: sequência de ensino investigativa em tempos de negacionismo à ciência. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57151 | - |
dc.description.abstract | Na educação básica busca-se constantemente o desenvolvimento de estratégias que estimulem a participação ativa dos estudantes em seus processos de ensino-aprendizagem, de modo que possam ser protagonistas na construção dos conhecimentos. Nesse contexto, um dos grandes desafios que as escolas e seus educadores/as enfrentam é sobre os usos das tecnologias digitais como instrumentos que contribuam com esses processos, em virtude de múltiplos fatores. Recentemente, a Saúde Pública vem assumindo destaque especial, sobretudo com a pandemia causada pelo SARS-CoV-2, em que informações infundadas, também conhecidas como fake news, com a sua gênese, por vezes, em grupos que negam a ciência, tentam desacreditar a produção científica frente à sociedade. Para isso, utilizam-se de diversas formas de veiculação, a exemplo os programas de TV, rádio e as mídias digitais, essa última com alto poder de alcance aos mais variados públicos. Esse contexto tem afetado também o Ensino de Ciências e Biologia nas escolas. Diante do exposto, esse trabalho tem como objetivo analisar as experiências desenvolvidas a partir de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), mediadas por produções audiovisuais na escola, focando em conteúdos relacionados à Saúde Pública, doenças emergentes, biotecnologias e ao enfrentamento do negacionismo científico. A pesquisa é de natureza aplicada com procedimentos de pesquisa-ação e método qualitativo. A SEI foi realizada com 28 estudantes da 3a Série do Ensino Médio, em uma escola de Ensino Médio Técnico do município de Caruaru/PE. O trabalho foi desenvolvido com dinâmicas diversificadas, priorizando a interação entre os estudantes e o fortalecimento da importância do conhecimento para uma sociedade livre e capaz de discernir entre o fato e o fake. As análises realizadas indicam que a SEI alcançou os objetivos propostos, com resultados significativos em cada etapa desenvolvida. Exemplos disso incluem a qualidade dos materiais didáticos audiovisuais produzidos pelos estudantes, a produção de um Guia Didático com orientações para a replicação desta SEI e a contribuição para que os/as estudantes expandissem os seus conhecimentos sobre as temáticas deste trabalho e aquelas inerentes ao Componente Curricular de Biologia, como o sistema imunológico, agentes patogênicos, saúde e doença, métodos científicos, biotecnologia, entre outros. Observou-se ainda, o fortalecimento do protagonismo dos/as estudantes, seja no aprimoramento da autoaprendizagem ou na resolução de problemas individuais e coletivos, fortalecendo inclusive o trabalho em grupo. Em síntese, considerando que na era digital boa parte da comunicação ocorre através do acesso a vídeos curtos e que essa forma de linguagem vem sendo cada vez mais comum entre os/as jovens, sugere ser pertinente aproveitar essa intimidade, e dentro de um contexto pedagógico, promover o aprendizado e aprimorar o senso crítico dos estudantes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Negacionismo científico | pt_BR |
dc.subject | Ensino por investigação | pt_BR |
dc.title | Saúde pública, doenças emergentes e biotecnologia : sequência de ensino investigativa em tempos de negacionismo à ciência | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SANTOS, Júlio César de Oliveira | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5030126282718245 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9476883617776726 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) | pt_BR |
dc.description.abstractx | In basic education, we constantly seek to develop strategies that encourage the active participation of students in their teaching-learning processes, so that they can be protagonists in the construction of knowledge. In this context, one of the greatest challenges that schools and their educators face is the use of digital technologies as instruments that contribute to these processes, due to multiple factors. Recently, Public Health has assumed special prominence, especially with the pandemic caused by SARS-CoV-2, in which unfounded information, also known as fake news, with its genesis, sometimes, in groups that deny science, try to discredit scientific production vis-à-vis society. To achieve this, various forms of broadcasting are used, such as TV programs, radio and digital media, the latter with high reach to the most varied audiences. This context has also affected the teaching of Science and Biology in schools. In view of the above, this work aims to analyze the experiences developed from an Investigative Teaching Sequence (SEI), mediated by audiovisual productions at school, focusing on content related to Public Health, emerging diseases, biotechnologies and confronting scientific denialism. The research is applied in nature with action research procedures and qualitative methods. The SEI was carried out with 28 students from the 3rd Series of High School, in a Technical High School in the city of Caruaru/PE. The work was developed with diverse dynamics, prioritizing interaction between students and strengthening the importance of knowledge for a free society capable of discerning between fact and fake. The analyzes carried out indicate that SEI achieved the proposed objectives, with significant results in each stage developed. Examples of this include the quality of the audiovisual teaching materials produced by the students, the production of a Teaching Guide with guidelines for the replication of this SEI and the contribution to students expanding their knowledge on the themes of this work and those inherent to the Curricular Component of Biology, such as the immune system, pathogens, health and disease, scientific methods, biotechnology, among others. It was also observed the strengthening of the protagonist of students, whether in improving self-learning or in solving individual and collective problems, including strengthening group work. Im summary, considering that in the digital age a large part of communication occurs through access to short videos and that this form of language is becoming increasingly common among young people, it suggests that it is pertinent to take advantage of this intimacy, and within a pedagogical context, promote learning and improve students’ critical sense. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/2773509447582696 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Fábio Felipe Galvão da Silva.pdf Artículo embargado hasta 2026-08-01 | 9,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons