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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57147

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGOMES, Bruno Severo-
dc.contributor.authorPINHEIRO JÚNIOR, José Alves-
dc.date.accessioned2024-08-01T13:34:27Z-
dc.date.available2024-08-01T13:34:27Z-
dc.date.issued2023-08-31-
dc.identifier.citationPINHEIRO JÚNIOR, José Alves. O ensino da geomorfologia na educação básica: uma sequência didática sobre os deslizamentos. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57147-
dc.description.abstractA cidade do Recife passa anualmente em seu período mais chuvoso por diversos problemas relacionados à habitação em áreas de morros, próxima a encostas. Devido aos deslizamentos de terra, popularmente conhecidos como “quedas de barreiras”, pessoas ficam desalojadas e/ou desabrigadas, podendo ocorrer até fatalidades. Pensando nisso, o presente trabalho propôs uma nova abordagem para a Geomorfologia no Ensino Fundamental Anos Finais (EFAF), através de uma Sequência Didática (SD) composta por um jogo de tabuleiro e um simulador de erosão. O trabalho pretendia contribuir para a formação cidadã e sensibilização ambiental, respaldado nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável previstos pela Organização das Nações Unidas, destacando os objetivos quatro, Educação de Qualidade, e onze, Cidades e Comunidades Sustentáveis. A SD foi pensada para ser desenvolvida em quatro momentos. O primeiro momento contou com uma avaliação diagnóstica que visa compreender o conhecimento do tema. O segundo momento tratou da abordagem de elementos do conhecimento geomorfológico e da abordagem do tema propriamente dito. O terceiro momento é proposto um simulador de erosão que relaciona a erosão pluvial com os deslizamentos das encostas. O último momento referiu-se à avaliação do conhecimento construído, sendo proposto um jogo como instrumento de avaliação, denominado como o Jogo da Geomorfologia. Para a validação do produto técnico e tecnológico foi utilizada um formulário direcionado para professores da Educação Básica. Formulário este dividido em três seções: identificação do professor, parâmetros da CAPES para validação do produto e contribuição discursiva dos professores participantes. Os resultados indicaram que a SD foi um recurso que pode ser utilizado na prática educativa como instrumento que promove o conhecimento sobre Geomorfologia com ênfase em deslizamentos, proporcionando uma maior interação entre o que é vivido ou observado por muitos estudantes e o conhecimento oferecido pela Ciência Geográfica para a Educação Básica.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectMovimentos de massa em encostaspt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Sustentávelpt_BR
dc.titleO ensino da geomorfologia na educação básica : uma sequência didática sobre os deslizamentospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2586679867988586pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6209773452103841pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.description.abstractxThe city of Recife annually experiences, in it's rainiest period, several problems related to housing in hilly areas, close to slopes. Due to landslides, popularly known as “barrier falls”, people are displaced and/or homeless, and even fatalities may occur. With that in mind, the present work proposes a new approach to Geomorphology in the final years of Elementary School, through a Didactic Sequence (DS) composed of a board game and an erosion simulator. The work aims to contribute to citizenship education and environmental awareness, supported by the Sustainable Development Goals set forth by the United Nations, highlighting objectives four, Quality Education, and eleven, Sustainable Cities and Communities. DS was thought to be developed in four moments. The first moment has a diagnostic evaluation that aims to understand the knowledge of the subject. The second moment deals with the approach of elements of geomorphological knowledge and the approach of the theme itself. The third moment is proposed an erosion simulator that relates rainfall erosion with landslides on the slopes. The last moment refers to the evaluation of the constructed knowledge, being proposed a game as an evaluation instrument, called the Game of Geomorphology. For the validation of the technical and technological product, a form directed to Basic Education teachers was used. This form is divided into three sections: teacher identification, CAPES parameters for product validation and discursive contribution by participating teachers. The results indicated that DS is a resource that can be used in educational practice as an instrument that promotes knowledge about Geomorphology with an emphasis on landslides, providing greater interaction between what is experienced or observed by many students and the knowledge offered by Geographic Science for Basic Education.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

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