Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57120

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGUIMARÃES NETO, Regina Beatriz-
dc.contributor.authorSILVA, Aryanny Thays da-
dc.date.accessioned2024-07-31T15:20:08Z-
dc.date.available2024-07-31T15:20:08Z-
dc.date.issued2023-03-10-
dc.identifier.citationSILVA, Aryanny Thays da. Mulheres fotógrafas no Recife (1978-2019): trajetórias, gênero e fotografia. 2023. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57120-
dc.descriptionMAUAD, Ana Maria, também é conhecida em citações bibliográficas por: ESSUS, Ana Maria Mauad de Sousa Andrade.pt_BR
dc.description.abstractA tese apoia-se na compreensão da prática fotográfica como parte da experiência histórica contemporânea. Tem como base o estudo da trajetória de quatorze fotógrafas que atuaram na cidade do Recife entre 1978-2019. Ao longo deste período inscrevem-se três gerações de mulheres fotógrafas que ousaram se afirmar em uma profissão majoritariamente masculina e sujeitas às violências assimétricas de gênero. Opera-se com a noção de biografias coletivas ou prosopografia, como instrumento metodológico na circunscrição do universo de fotógrafas estudadas. Na segunda parte da tese procurou-se alinhavar como a prática fotográfica feminina se desdobrou em uma produção visual diversa – no fotojornalismo, passando pelo fotodocumentarismo e chegando à fotografia artística – e na mesma medida engajada com os projetos delimitados por cada fotógrafa dentro do campo de possibilidades que lhes foi apresentado. A pesquisa apresenta documentação baseada em entrevistas orais, matérias de jornais, fotografias, livro de artista, documentos oficiais. O escopo de análise dessas fontes avalia a pluralidade de espaços em que as fotógrafas transitaram, suas redes de sociabilidade em comum e as estratégias de enfrentamento adotadas em seu fazer fotográfico.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.subjectProsopografiapt_BR
dc.subjectFotógrafas - Recife (PE)pt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.titleMulheres fotógrafas no Recife (1978-2019) : trajetórias, gênero e fotografiapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMAUAD, Ana Maria-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1709740896292547pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7228539080595678pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Historiapt_BR
dc.description.abstractxThe thesis is grounded on the understanding of photographic practice as part of contemporary historical experience. It is based on the study of the trajectory of fourteen women photographers who worked in the city of Recife between 1978-2019. Throughout this period, three generations of women photographers who dared to assert themselves in a predominantly male profession and subjected to asymmetrical gender violence are enrolled. The notion of collective biographies or prosopography is applied as a methodological tool to define the universe of the women photographers included in the study. In the second part of the thesis, the research aims to show how the female photographic practice unfolded into a diverse visual production - from photojournalism, through photo documentaries, and reaching artistic photography - and at the same extent engaged with the projects defined by each photographer within the field of possibilities presented to them. The research presents documents based on oral interviews, newspaper articles, photographs, artist's books, and official documents. The scope of analysis of these sources evaluates the plurality of spaces in which the women photographers circulated, their common networks of sociability, and the coping strategies adopted in their photographic work.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5456423540789233pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Aryanny Thays da Silva.pdf5,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons