Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57095
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GOMES, Alex Sandro | - |
dc.contributor.author | CUNHA, Yuri Valença | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-31T00:03:23Z | - |
dc.date.available | 2024-07-31T00:03:23Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-25 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-01 | - |
dc.identifier.citation | CUNHA, Yuri Valença. Efetividade do recurso educacional digital BRT Espacial para a aprendizagem de notação científica. 2024. Trabalho de conclusão de Ciência da Computação - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57095 | - |
dc.description.abstract | A notação científica é uma ferramenta essencial em matemática, física e química, desempenhando um papel crucial na simplificação da representação e operação de números grandes e pequenos. Este trabalho visou analisar o atual cenário da introdução deste conteúdo para os alunos, tanto através da literatura matemática, como por meio de mídias e tecnologias. Além disso, buscou verificar a efetividade e aceitação do jogo educativo BRT Espacial como um instrumento para o ensino da notação científica. Os dados foram coletados mediante intervenção tutorada e participaram do estudo alunos do ensino médio da escola Senador Novaes Filho. Observamos as estratégias e modos de pensar e agir por tais durante a experiência, tal qual o conhecimento adquirido e exercitado pelo aplicativo. Os resultados obtidos mostram evidências de que o jogo está em conformidade legislativa, e de registros, sob a avaliação dos alunos usuários, da capacidade de promover o engajamento e desenvolvimento dos estudantes de suas competências e habilidades. | pt_BR |
dc.format.extent | 32 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Recurso educacional digital | pt_BR |
dc.subject | Notação científica | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.subject | Jogos educacionais | pt_BR |
dc.title | Efetividade do recurso educacional digital BRT Espacial para a aprendizagem de notação científica | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7188784344595649 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Scientific notation is an essential tool in mathematics, physics and chemistry, playing a crucial role in simpliflying the representation and operation of both large and small numbers. This work aimed to analyze the current scenario of introducing this content to students, be it through mathematical literature, or through media and technologies. Furthermore, it pursued to verify the effectiveness and acceptance of the educational game BRT Espacial as a tool for teaching scientific notation. The data was collected by tutored intervention and the subjects of this study were students from Senador Novaes Filho School. The strategies and ways of thinking and acting during the experience, as well as the knowledge acquired and exercised by the app have been observed. The final results are clear evidence that the game complies with legislation, in addition to registers, under the evaluation of the users, of its’ ability to promote engagement and the development of students' competencies and skills. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra::Ciência da Computação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CIN-DCC) - Departamento de Ciência da Computação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CIn-Curso de Ciência da Computação | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Ciência da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Yuri Valença Cunha.pdf | 2,99 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons