Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57083
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Freitas, Maria Luiza Macedo Xavier de | - |
dc.contributor.author | Bezerra, Virgínia Amâncio | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-29T20:54:43Z | - |
dc.date.available | 2024-07-29T20:54:43Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-26 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-29 | - |
dc.identifier.citation | Bezerra, Virgínia Amâncio. Instituto Inhotim e as Galerias dos Arquitetos Associados: a experiência sensorial pelo viés fenomenológico. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57083 | - |
dc.description.abstract | À medida que se transformaram em produto cultural e de consumo, os museus passaram a desempenhar um papel estratégico no planejamento e na gestão das cidades, atraindo investimentos, visitantes e contribuindo para a revitalização de áreas urbanas. Além disso, na hodiernidade, os museus assumem um novo papel na forma com a qual se relacionam com a obra de arte nele exposta. Este trabalho, ao longo de quatro capítulos, aborda os conceitos de museu, paisagem e arte na contemporaneidade, bem como os princípios da fenomenologia vistos por filósofos e arquitetos, seguindo-se a isso a apresentação do objeto de estudo - o Instituto Inhotim e três Galerias de arte: Miguel Rio Branco, Cosmococas e Claudia Andujar -, e por fim, a descrição sensorial da visita. Outrossim, tem por objetivo investigar as três galerias de arte de Inhotim, projetadas pelos Arquitetos Associados, e as suas relações com percursos, jardins, espaços abertos e obras de arte, pois, embora já existam análises feitas sob uma ótica técnica e formal, as relações entre edifício e lugar, desenho e projeto, experiência e modo de manipulação de elementos - a fim de despertar sensações - pelos arquitetos pouco foram estudadas na literatura. Procura-se, então, entender, através de um viés fenomenológico, como os arquitetos manejam luz, material e terreno, estabelecendo uma sensível mediação com o lugar em que se inserem e com a obra de arte exposta, e escrutinar a maneira como esses elementos são projetados, além da experiência multissensorial que provocam. A metodologia empregada apoia-se na fenomenologia de McCarter & Pallasmaa (2012) e Shirazi (2014), os quais sustentam que a experiência é a maneira mais completa de explorar a dimensão sensorial da arquitetura. | pt_BR |
dc.format.extent | 197p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Fenomenologia | pt_BR |
dc.subject | Experiência multissensorial | pt_BR |
dc.subject | Instituto Inhotim | pt_BR |
dc.subject | Arquitetos Associados | pt_BR |
dc.subject | Museus | pt_BR |
dc.title | Instituto Inhotim e as Galerias dos Arquitetos Associados: a experiência sensorial pelo viés fenomenológico | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4971177343723266 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2042589406136631 | pt_BR |
dc.description.abstractx | As they became a cultural and consumer product, museums began to play a strategic role in the planning and management of cities, attracting investments, visitors and contributing to the revitalization of urban areas. In addition, nowadays, museums assume a new role in the way they relate to the work of art on display. This paper, over four chapters, addresses the concepts of museum, landscape and art in contemporary times, as well as the principles of phenomenology seen by philosophers and architects, followed by the presentation of the object of study - the Instituto Inhotim and three art galleries: Miguel Rio Branco, Cosmococas and Claudia Andujar -, and finally, a sensory description of the visit. Furthermore, it aims to investigate the three art galleries of the Instituto Inhotim, designed by Arquitetos Associados, and their relations with paths, gardens, open spaces and works of art, because, although there are already papers made from a technical and formal perspective, the relationships between building and place, design and project, experience and the way architects manipulate elements - in order to arouse sensations - has been little studied in the literature. It is sought, then, to understand, through a phenomenological bias, how architects manage light, material and terrain, establishing a sensitive mediation with the place in which they are located and with the work of art on display, and scrutinize the way these elements are designed, as well as the multi-sensory experience they provoke. The methodology employed is based on the phenomenology approach of McCarter & Pallasmaa (2012) and Shirazi (2014), who maintain that the experience is the most complete way of exploring the sensory dimension of architecture. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DAU) - Departamento de Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Arquitetura e Urbanismo – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Arquitetura e Urbanismo |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Virgínia Amâncio Bezerra.pdf | 9,02 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons