Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57058

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorANJOS, Luiz Carlos Marques dos-
dc.contributor.authorLIMA, William Balbino de-
dc.date.accessioned2024-07-29T13:02:14Z-
dc.date.available2024-07-29T13:02:14Z-
dc.date.issued2023-10-03-
dc.date.submitted2024-07-14-
dc.identifier.citationLIMA, William Balbino de. O impacto econômico-financeiro da pandemia do Covid-19 nas empresas Via Varejo, Magazine Luiza e Allied. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57058-
dc.description.abstractEm 2020, face à crise provocada pela pandemia da COVID-19, a economia do país foi afetada em diversos graus, atingindo as organizações de forma brutal no segundo semestre do ano. As consequências das medidas de proteção destinadas a conter o surto, como o distanciamento social e a quarentena, levaram ao encerramento de vários negócios, forçando as empresas a reinventarem-se e enfrentarem um cenário desafiante à medida que tentam superar os danos que a crise causou e está a causar aos seus negócios. Este estudo tem como objetivo verificar o desempenho econômico e financeiro destas empresas através da análise de: Indicadores de liquidez, que avaliam a capacidade da organização em cumprir as suas obrigações; Indicadores de rentabilidade, que avaliam a rentabilidade das atividades que desenvolve; Indicadores de endividamento, que determina a composição da estrutura de capital. A conclusão foi de que existem diferenças nos resultados alcançados pelas empresas do mesmo segmento e que o seu desempenho depende das ações tomadas por cada companhia.pt_BR
dc.format.extent42p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjectAnálise das demonstrações contábeispt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.titleO impacto econômico-financeiro da pandemia do Covid-19 nas empresas Via Varejo, Magazine Luiza e Alliedpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2136400491380618pt_BR
dc.description.abstractxIn 2020, faced with the crisis caused by the COVID-19 pandemic, the country's economy was affected to varying degrees, brutally hitting organizations in the second half of the year. The consequences of the protective measures aimed at containing the outbreak, such as social distancing and quarantine, have led to the closure of several businesses, forcing companies to reinvent themselves and to face a challenging scenario as they try to overcome the damage that the crisis has caused and continues to cause to their businesses. This study aims to verify the economic and financial performance of these companies through the analysis of: Liquidity indicators, which assess the organization's ability to meet its obligations; Profitability indicators, which evaluate the profitability of the activities they execute; Debt indicators, which determine the composition of the capital structure. The conclusion was that there are differences in the results achieved by companies in the same segment and that their performance depends on the actions taken by each company.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCCA) - Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais pt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Ciências Contábeispt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC.pdf342,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons