Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57025

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Tatiane Michele Melo de-
dc.contributor.authorFERNANDES, Heloiza de Lima-
dc.date.accessioned2024-07-26T13:27:01Z-
dc.date.available2024-07-26T13:27:01Z-
dc.date.issued2024-04-01-
dc.date.submitted2024-05-03-
dc.identifier.citationFERNANDES, Heloiza de Lima. Violência contra crianças e adolescentes: uma perspectiva racial. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57025-
dc.description.abstractA presente monografia tem como objetivo principal analisar a correlação entre a violência cometida contra crianças e adolescentes e o racismo. Para tal finalidade, serão apresentados o debate racial no Brasil e as tipificações da violência infanto juvenil. Dessa forma, visa contribuir para uma maior visibilidade no que diz respeito ao debate das diversas expressões das violências sofridas por crianças e adolescentes em seus diversos aspectos e formas, trazendo um maior enfoque para as violências motivadas principalmente pelo fator raça, além de trazer para a discussão o seguinte questionamento: “A proteção social de crianças e adolescentes no Brasil é a mesma para todas e todos?”. Por meio da estratégia metodológica do estudo de caso comparativo, do emprego do método materialismo histórico dialético e de uma extensa pesquisa bibliográfica, pôde-se concluir que o fator raça é crucial para que crianças e adolescentes negros sejam as maiores vítimas de um sistema e de uma sociedade que não respeitam as particularidades, direitos e expressões de crianças e jovens, especialmente quando os mesmos são negros e marginalizados.pt_BR
dc.format.extent76p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCrianças e adolescentespt_BR
dc.subjectProteção socialpt_BR
dc.subjectRaçapt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.titleViolência contra crianças e adolescentes: uma perspectiva racialpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3494612645999340pt_BR
dc.description.abstractxThe main objective of this monograph is to analyze the correlation between violence committed against children and teenagers and racism. For this purpose, the racial debate in Brazil and the typifications of violence against children and teenagers will be presented. In this way, it aims to contribute to greater visibility with regard to the debate on the different expressions of violence suffered by children and teenagers in their different aspects and forms, bringing a greater focus to violence motivated mainly by the race factor, in addition to bring for the discussion the following question: “Is the social protection of children and teenagers in Brazil the same for everyone?”. Through the methodological strategy of the comparative case study, the use of the dialectical historical materialism method and extensive bibliographical research, it was possible to conclude that the race factor is crucial for black children and teenagers to be the biggest victims of a system and a society that doesn't respect the particularities, rights and expressions of children and young people, especially when they are black and marginalized.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DSS) - Departamento de Serviço Socialpt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Serviço Socialpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC completo- Heloiza Fernandes.docx.pdf535,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons