Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56981

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFREITAS, João Francisco Liberato de-
dc.contributor.authorCABRAL, Eduardo Botelho-
dc.date.accessioned2024-07-25T12:55:10Z-
dc.date.available2024-07-25T12:55:10Z-
dc.date.issued2018-11-30-
dc.identifier.citationCABRAL, Eduardo Botelho. Gerador de alta tensão regulável (GATR): uma proposta para o ensino da eletrostática. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56981-
dc.description.abstractNeste trabalho, submetemos uma alternativa metodológica para a inserção de conceitos científicos sobre as características físicas dos fenômenos elétricos relativos à Eletrostática no processo ensino-aprendizagem. Utilizamos um Gerador Regulável de Alta Tensão (GRAT), tipo bobina de Tesla, tendo como base uma potente fonte de tensão variável tipo CC de até 24 Volts e 5 Amperes, e um oscilar de Hartley ZVS funcionando como controlador de alimentação de um flyback para geração da alta tensão. A pesquisa foi aplicada e desenvolvida com alunos do nono ano do ensino fundamental em uma escola localizada em Jaboatão dos Guararapes e em outra escola com alunos do 3o ano do ensino médio localizada em Camaragibe, ambas em Pernambuco. Aplicamos o experimento cujo objetivo principal foi promover uma aprendizagem significativa, elucidando por meio de práticas experimentais conceitos da eletrostática e determinando uma relação matemática que permita calcular força elétrica, campo elétrico, potencial elétrico e energia potencial. Nosso equipamento, “o GATR”, é confeccionado com material relativamente de baixo custo, formado por uma caixa eletrônica ligada por meio de um cano de PVC a uma bola de alumínio. Quando o GATR é ligado entre uma esfera de alumínio e o bastão de descarga, gera uma alta tensão que utilizamos para realizar processos de eletrização, verificar as linhas de campo, o vento magnético, o potencial elétrico, a força entre cargas elétricas e a rigidez dielétrica do ar. Essas observações fortalecem nossa compreensão dos conceitos teóricos. A observação e análise desses fenômenos produzidos proporcionam aos estudantes uma enorme motivação e fácil entendimento dos conteúdos abordados, nos quais eles levantam suposições e definem conceitos relevantes aos seus conhecimentos prévios, permitindo assim um ensino aprazível. A presente submissão (proposta) da sequência didática para as atividades de Física, embasada no presente experimento, foi elaborada de tal maneira que os discentes possam trabalhar em equipe, uma metodologia eficaz na qual prevalece o instinto coletivo e cooperativo, ajudando a atingir avanços na construção do conhecimento e na consolidação dos conteúdos apreendidos em Física.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFísica (Ensino)pt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectEletroestáticapt_BR
dc.subjectGeradorespt_BR
dc.subjectAlta tensãopt_BR
dc.titleGerador de alta tensão regulável (GATR) : uma proposta para o ensino da eletrostáticapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1078505413089928pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4856742138587068pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ensino de Fisicapt_BR
dc.description.abstractxIn this work, we submit a methodological alternative for the insertion of scientific concepts regarding the physical characteristics of electrical phenomena related to Electrostatics in the teaching-learning process. We used a Adjustable High Voltage Generator (GRAT), Tesla coil type, based on a powerful variable voltage source type DC up to 24 Volts and 5 Amperes, and a Hartley ZVS oscillator functioning as a power controller for a flyback to generate high voltage. The research was applied and developed with ninth-grade students from Elementary School in a school located in Jaboatão dos Guararapes and in another school with third-year students from High School located in Camaragibe, both in Pernambuco. We applied the experiment whose main objective was to promote significant learning, elucidating through experimental practices concepts of electrostatics and determining a mathematical relationship that allows calculating electric force, electric field, electric potential, and potential energy. Our equipment, the "GATR," is made of relatively low-cost material, consisting of an electronic box connected through a PVC pipe to an aluminum ball. When the GATR is connected between an aluminum sphere and the discharge rod, it generates high voltage that we use to perform processes of electrification, verify field lines, magnetic wind, electric potential, force between electric charges, and air dielectric strength. These observations strengthen our understanding of theoretical concepts. The observation and analysis of these produced phenomena provide students with enormous motivation and easy understanding of the contents covered, in which they raise assumptions and define relevant concepts to their previous knowledge, thus allowing enjoyable teaching. The present submission (proposal) of the didactic sequence for Physics activities, based on this experiment, was elaborated in such a way that the students can work in teams, an effective methodology in which collective and cooperative instinct prevails, helping to achieve advances in knowledge construction and consolidation of the contents learned in Physics.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ensino de Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Eduardo Botelho Cabral.pdf3,7 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons