Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56956

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALMEIDA, Cristiane Maria Galdino de-
dc.contributor.authorLIMA, Cleydson Luan Amancio de-
dc.date.accessioned2024-07-24T13:33:10Z-
dc.date.available2024-07-24T13:33:10Z-
dc.date.issued2023-12-18-
dc.identifier.citationLIMA, Cleydson Luan Amancio de. Pensamento afrodiaspórico nos processos formativos no curso de licenciatura em música. 2023. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56956-
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo geral investigar como os saberes e pensamentos afrodiaspóricos se articulam nos percursos formativos na Licenciatura em Música da Universidade Federal da Bahia. Os objetivos específicos focaram em analisar as bases epistemológicas negras afro-brasileiras e afrodiaspóricas presentes na formação docente, na compreensão de como as experiências, aprendizados e atividades desenvolvidas nos componentes curriculares na formação docente podem ser entendidas nas perspectivas epistemológicas afro-brasileiras e afrodiaspóricas, na identificação das visões e pensamentos dos/as professores/as e alunos sobre as discussões das relações raciais (afro-brasileira) com o ensino de música. Utilizou-se a abordagem qualitativa, fundamentada no debate decolonial e no pensamento negro, que foi coletado dados por meio de pesquisa documental, observações e entrevistas com docentes e estudantes. Nas abordagens da investigação, primou-se a pesquisa documental, a qual analisou a Matriz Curricular, Projeto Pedagógico de Curso, Trabalhos de Conclusão e relatórios de estágio, por meio de observações das persistências e dos avanços em relação aos traços coloniais e inviabilização do pensamento afrodiaspórico, apesar das tentativas de incorporação de pensamento afrodiaspórico por intermédio de produções estudantis e inclusão de conteúdo e abordagens nas atividades e componentes curriculares. Além disso, o estudo explorou a visão dos entrevistados sobre a formação do professor de música, a incluir sua interligação com a educação básica e a necessidade de uma abordagem crítica decolonial. Dessa maneira, foram identificadas algumas práticas que incluem o pensamento negro, como a disciplina de Prática de Conjunto Instrumental, a qual vivencia os ritmos afro-baianos, entendendo-se para a análise dos avanços, limitações e possibilidades de ampliação dos elementos afrodiaspóricos na perspectiva dos estudantes e docentes. Em síntese, foi compreendido que a inclusão do pensamento afrodiaspórico nos percursos formativos da UFBA oferece contribuições valiosas, que enriquecem não apenas a formação dos estudantes, mas também amplia horizontes culturais e artísticos dos futuros professores/as de música. Apesar dos avanços atuais, é relevante reconhecer os traços coloniais que ainda estão nos processos formativos do curso, convivendo com as ações e atividades que tratam dos conhecimentos afrodiaspóricos no Curso de Licenciatura.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectPensamento afrodiaspóricopt_BR
dc.subjectLicenciatura em Músicapt_BR
dc.titlePensamento afrodiaspórico nos processos formativos no curso de licenciatura em músicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCANDUSSO, Flavia Maria Chiara-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5657542932974969pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7567236180576595pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Músicapt_BR
dc.description.abstractxThis study aimed to investigate how Afrodiasporic knowledge and thoughts are articulated in the training paths of the Music Degree at the Federal University of Bahia. The specific objectives focused on analyzing the black Afro-Brazilian and Afro-diasporic epistemological bases present in teacher training, on understanding how the experiences, learning and activities developed in the curricular components in teacher training can be understood from Afro-Brazilian and Afro-diasporic epistemological perspectives, in identification of the views and thoughts of teachers and students on discussions of racial relations (Afro-Brazilian) with music teaching. A qualitative approach was used, based on the decolonial debate and black thought, with data collected through documentary research, observations and interviews with teachers and students. In the research approaches, documentary research stood out, which analyzed the Curricular Matrix, Course Pedagogical Project, Final Papers and internship reports, through observations of persistence and advances in relation to colonial traits and unfeasibility of thinking. afrodiasporic, despite attempts to incorporate Afrodiasporic thinking through student productions and inclusion of content and approaches in activities and curricular components. Furthermore, the study explored the interviewees' views on music teacher training, including its interconnection with basic education and the need for a critical decolonial approach. In this way, some practices that include black thought were identified, such as the discipline of Instrumental Ensemble Practice, which experiences Afro-Bahian rhythms, intended for the analysis of advances, limitations and possibilities for expanding Afrodiasporic elements from the perspective of students and teachers. In summary, it was understood that the inclusion of Afro-diasporic thinking in UFBA's training paths offers valuable contributions, which not only enrich students' training, but also broaden the cultural and artistic horizons of future music teachers. Despite current advances, it is important to recognize the colonial traits that are still in the course's formative processes, coexisting with the actions and activities that deal with Afro-diasporic knowledge in the Degree Course.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4815799859714269pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Cleydson Luan Amancio de Lima.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons