Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56926

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPEREIRA, Sônia Virginia Martins-
dc.contributor.authorMELO, José Arthur Soares de-
dc.date.accessioned2024-07-23T14:55:53Z-
dc.date.available2024-07-23T14:55:53Z-
dc.date.issued2024-03-04-
dc.identifier.citationMELO, José Arthur Soares de. O discurso religioso na construção do ethos discursivo do ex-presidente Bolsonaro no X (Twitter). 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56926-
dc.description.abstractO presente estudo se propõe a analisar a construção do ethos discursivo do ex-presidente Jair Bolsonaro em publicações no X (Twitter). Este exame se fundamenta na exploração do emprego do discurso religioso de João 8.32 e visa identificar estratégias discursivas, significados e variações semânticas resultantes da sua disseminação naquela rede social. O foco de investigação recai sobre a questão: como o discurso religioso de João 8.32 foi veiculado no X (Twitter), no perfil de Bolsonaro, com a intenção de construir uma projeção etóica que, mediante estratégias de pós-verdade, suscitasse credibilidade? Sob esse viés, delimitamos como objetivo geral examinar a formação do ethos discursivo de Jair Bolsonaro no X (Twitter), fundamentado no emprego do discurso religioso de João 8.32, identificando estratégias, significados e variações resultantes de sua disseminação no ecossistema digital. Como objetivos específicos, elencamos: a) Identificar as estratégias discursivas e argumentativas construídas pelo enunciador para a construção e manutenção dos seus ethé no X (Twitter); b) Apontar as estratégias identificadas nos enunciados relacionadas ao emprego da pós-verdade; c) Interpretar os sentidos atribuídos aos discursos religiosos empregados pelo enunciador, em suas postagens, refletindo sobre a sua imprescindibilidade e o diálogo entre os saberes para a manutenção do ethos de Bolsonaro em suas postagens; e d) Verificar as variações no ethos edificado pelo enunciador, comparando o contexto de criação dos enunciados postados nos tweets e o diálogo com outros discursos. O corpus da pesquisa abarca um conjunto de 17 tweets retirados do X (Twitter), seguindo as diretrizes estabelecidas por Paveau (2021[2017]), no que concerne à análise do discurso digital. A abordagem teórica adotada neste estudo amalgama elementos da análise dialógica do discurso, conforme delineada nos estudos de Bakhtin (1993[1965], 1997[1979], 2010, 2013, 2016) e Volóchinov (2018[1929], 2013[1930]), da análise de discurso francesa, embasada nas obras de Maingueneau (2021; 2008a; 2000) e Charaudeau (2018, 2022), bem como da argumentação no discurso respaldada por Amossy (2008). No contexto das redes sociais e da internet, também incorporamos os aportes teóricos de Recuero (2009), Elm (2008) e Messenberg (2017). No que tange à metodologia, situamos esta pesquisa como um estudo qualitativo (Rohling, 2014; Bauer; Gaskell, 2002; Flick, 2004, 2012; Yin, 2016), de natureza documental (Creswell, 2007; Charaudeau, 2011), fundamentado no método indutivo (Marconi; Lakatos, 2002). A análise do corpus constatou que o enunciador adotou o discurso religioso como uma estratégia discursiva visando melhorar sua projeção etótica no X (Twitter). Isso se deu através da descontextualização e esvaziamento do sentido das referências bíblicas, da confusão entre as verdades fatual e doutrinal e da sustentação de pós-verdades para a manutenção do seu ethos. Além disso, os enunciados se estruturaram mediante forma de linguagem autoritária, com o propósito de transformar as publicações em enunciados que não admitem diálogo, contestação ou discussão. Essa estratégia visou combater seu antiethos, promovendo-se como o único detentor da “verdade”, ao exercer o seu ethos de líder e chefe, muitas vezes, disseminando desinformação. Por fim, Bolsonaro sustentou-se no discurso constituinte religioso para outorgar credibilidade aos seus enunciados.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnálise de discursopt_BR
dc.subjectDiscurso religiosopt_BR
dc.subjectEthos discursivopt_BR
dc.subjectJair Bolsonaropt_BR
dc.subjectX (Twitter)pt_BR
dc.titleO discurso religioso na construção do ethos discursivo do ex-presidente Bolsonaro no X (Twitter)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0925701566500163pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1673025156495316pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxThe present study aims to analyze the construction of the discursive ethos of former President Jair Bolsonaro in publications on X (Twitter). This examination is based on exploring the recurrent use of the religious discourse of John 8.32 and aims to identify discursive strategies, meanings, and semantic variations resulting from its dissemination on that social network. The focus of the investigation falls on the question: how was the religious discourse of John 8.32 conveyed on X (Twitter), on Bolsonaro's profile, with the intention of building an ethical projection that, through post-truth strategies, would generate credibility? Under this perspective, our general objective is to examine the formation of Jair Bolsonaro's discursive ethos on X (Twitter), based on the use of the religious discourse of John 8.32, identifying strategies, meanings, and variations resulting from its dissemination in the digital ecosystem. As specific objectives, we list: a) Identify the discursive and argumentative strategies constructed by the enunciator to construct and maintain their ethé on X (Twitter); b) Point out the strategies identified in the statements related to the use of post-truth; c) Interpret the meanings attributed to the religious discourses used by the enunciator in his posts, reflecting on their indispensability and the dialogue between knowledge for maintaining Bolsonaro's ethos in his posts; and d) Check the variations in the ethos built by the enunciator, comparing the context of creation of the statements posted in tweets and the dialogue with other speeches. The research corpus encompasses a set of 17 tweets taken from X (Twitter), following the guidelines established by Paveau (2021 [2017]), regarding the analysis of digital discourse. The theoretical approach adopted in this study amalgamates elements of dialogical discourse analysis, as outlined in the studies of Bakhtin (1993[1965], 1997[1979], 2010, 2013, 2016) and Voloshinov (2018[1929], 2013[1930]), French discourse analysis, based on the works of Maingueneau (2021; 2008a; 2000) and Charaudeau (2018, 2022), as well as argumentation in discourse supported by Amossy (2008). In the context of social networks and the internet, we also incorporated the theoretical contributions of Recuero (2009), Elm (2008), and Messenberg (2017). Regarding methodology, we situate this research as a qualitative study (Rohling, 2014; Bauer; Gaskell, 2002; Flick, 2004, 2012; Yin, 2016), of a documentary nature (Creswell, 2007; Charaudeau, 2011), based on the inductive method (Marconi; Lakatos, 2002). The corpus analysis found that the enunciator adopted religious discourse as a discursive strategy aiming to improve his ethotic projection on X (Twitter). This occurred through the decontextualization and emptying of the meaning of biblical references, the confusion between factual and doctrinal truths, and the support of post-truths to maintain his ethos. Furthermore, the statements were structured using an authoritarian form of language, with the purpose of transforming the publications into statements that do not admit dialogue, contestation, or discussion. This strategy aimed to combat his antiethos, promoting himself as the only owner of the 'truth', by exercising his ethos as a leader and boss, often disseminating misinformation. Finally, Bolsonaro relied on religious constituent discourse to give credibility to his statements.pt_BR
dc.description.abstractxLa présente étude vise à analyser la construction de l'éthos discursif de l'ancien président Jair Bolsonaro dans les publications sur X (Twitter). Cet examen s'appuie sur l'exploration de l'usage du discours religieux de Jean 8.32 et vise à identifier les stratégies discursives, les significations et les variations sémantiques résultant de sa diffusion sur ce réseau social. L'objet de l'enquête se concentre sur la question : comment le discours religieux de Jean 8.32 a-t-il été véhiculé sur X (Twitter), sur le profil de Bolsonaro, avec l'intention de construire une projection éthique qui, à travers des stratégies de post-vérité, générerait de la crédibilité ? Sous ce biais, notre objectif général est d'examiner la formation de l'éthos discursif de Jair Bolsonaro sur X (Twitter), basé sur l'utilisation du discours religieux de Jean 8.32, en identifiant les stratégies, les significations et les variations résultant de sa diffusion dans l'écosystème numérique. Comme objectifs spécifiques, nous listons : a) Identifier les stratégies discursives et argumentatives construites par l'énonciateur pour construire et maintenir son éthos sur X (Twitter) ; b) Souligner les stratégies identifiées dans les énoncés liés à l'utilisation de la post-vérité ; c) Interpréter les significations attribuées aux discours religieux utilisés par l'énonciateur dans ses messages, en réfléchissant sur leur caractère indispensable et le dialogue entre les connaissances pour maintenir l'éthos de Bolsonaro dans ses messages ; et d) Vérifier les variations de l'éthos construit par l'énonciateur, en comparant le contexte de création des déclarations publiées dans les tweets et le dialogue avec d'autres discours. Le corpus de recherche englobe un ensemble de 17 tweets issus de X (Twitter), suivant les lignes directrices établies par Paveau (2021 [2017]), concernant l'analyse du discours numérique. L’approche théorique adoptée dans cette étude fusionne des éléments de l’analyse du discours dialogique, comme indiqué dans les études de Bakhtine (1993[1965], 1997[1979], 2010, 2013, 2016) et Voloshinov (2018[1929], 2013[1930]), l'analyse du discours française, à partir des travaux de Maingueneau (2021 ; 2008a ; 2000) et Charaudeau (2018, 2022), ainsi que l'argumentation en discours soutenue par Amossy (2008). Dans le contexte des réseaux sociaux et d'Internet, nous avons également intégré les apports théoriques de Recuero (2009), Elm (2008) et Messenberg (2017). Sur le plan méthodologique, nous situons cette recherche comme une étude qualitative (Rohling, 2014 ; Bauer ; Gaskell, 2002 ; Flick, 2004, 2012 ; Yin, 2016), à caractère documentaire (Creswell, 2007 ; Charaudeau, 2011), fondée sur des approches inductives. méthode (Marconi; Lakatos, 2002). L'analyse du corpus a révélé que l'énonciateur a adopté le discours religieux comme stratégie discursive visant à améliorer sa projection éthique sur X (Twitter). Cela s'est produit à travers la décontextualisation et le vidage du sens des références bibliques, la confusion entre les vérités factuelles et doctrinales et le soutien des post-vérités pour maintenir son ethos. De plus, les déclarations ont été structurées en utilisant une forme de langage autoritaire, dans le but de transformer les publications en déclarations qui n'admettent pas le dialogue, la contestation ou la discussion. Cette stratégie visait à combattre son antiéthos, se présentant comme le seul détenteur de la « vérité », en exerçant son éthos de leader et de patron, diffusant souvent de la désinformation. Enfin, Bolsonaro s’est appuyé sur le discours des constituants religieux pour donner de la crédibilité à ses declarations.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO José Arthur Soares de Melo.pdf6,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons