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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorANDRADE, Cacilda Soares de-
dc.contributor.authorSILVA, Lucas Marinho da-
dc.date.accessioned2024-07-23T12:59:18Z-
dc.date.available2024-07-23T12:59:18Z-
dc.date.issued2023-10-03-
dc.date.submitted2024-03-21-
dc.identifier.citationSILVA, Lucas Marinho da. O imposto sobre valor agregado dual: a percepção dos discentes da graduação presencial de Ciências Contábeis da UFPE acerca da implementação dos tributos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56901-
dc.description.abstractO Brasil é um país que possui uma alta carga tributária e um dinamismo de fiscal que não garante uma prevalência contínua em sua arrecadação, principalmente na cadeia do consumo, por esse motivo diversas propostas de emenda constitucional caminharam pelo poder legislativo para mudar o atual sistema tributário nacional. Com o avanço e aprovação da PEC 45-A de 2019 pela Câmara dos deputados, há propostas para a criação de um modelo de tributação baseado no Imposto Sobre Valor Agregado Dual, formado pelo Imposto e pela Contribuição sobre Bens e serviços, que substituirá os principais tributos sobre o consumo. Nesse contexto, o objetivo do estudo é analisar a perspectiva dos discentes para as propostas de mudanças que serão estabelecidas com a implementação dos tributos. Para isso, realizou-se uma pesquisa de campo qualitativa e com método indutivo, utilizando um formulário desenvolvido a partir do modelo de escala Likert a fim avaliar o grau de concordância com as principais propostas de mudanças. Para isso a pesquisa foi realizada com discentes do curso de ciências contábeis da Universidade Federal de Pernambuco que já cursaram as disciplinas de Direito tributário ou Contabilidade tributária. Os resultados da pesquisa demonstraram que os estudantes possuem um grau de concordância parcial com as propostas trazidas pela PEC 45-A. Essa concordância deu-se pelo fato dos discentes concordarem com a necessidade de mudanças no sistema tributário e com o modelo apresentado, mas tenderem à um grau de concordância menor em características específicas do sistema tributário.pt_BR
dc.format.extent54p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectIVApt_BR
dc.subjectTributaçãopt_BR
dc.subjectReforma Tributáriapt_BR
dc.titleO imposto sobre valor agregado dual: a percepção dos discentes da graduação presencial de Ciências Contábeis da UFPE acerca da implementação dos tributospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1552411299073876pt_BR
dc.description.abstractxBrazil is a country with a high tax burden and a dynamic tax collection system that doesn't guarantee a continuous revenue stream, especially in the consumption chain. For this reason, various constitutional amendment proposals have been discussed in the legislature to change the current national tax system. With the advancement and approval of PEC 45-A in 2019 by the Chamber of Deputies, there are proposals to create a taxation model based on the Dual Value Added Tax, consisting of a tax and a contribution on goods and services, which will replace the main consumption taxes. In this context, the objective of the study is to analyze the perspective of students regarding the proposed changes that will be implemented with the introduction of these taxes. To achieve this, a qualitative field research with an inductive method was conducted, using a questionnaire developed based on the Likert scale model to assess the degree of agreement with the main changes. The research was carried out with students of the accounting program at the Federal University of Pernambuco who have taken courses in either Tax Law or Tax Accounting. The results of the research demonstrated that students have a partial agreement with the proposals outlined in PEC 45-A. This agreement arises from the fact that students agree with the need for changes in the tax system and with the presented model, but they tend to have a lower degree of agreement regarding specific characteristics of the tax system.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCCA) - Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais pt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Ciências Contábeispt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Ciências Contábeis

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