Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56871
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LACERDA, Cláudio Marcelo Carneiro Leão | - |
dc.contributor.author | FERNANDES, Isabela Cabral | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-22T19:18:51Z | - |
dc.date.available | 2024-07-22T19:18:51Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-18 | - |
dc.date.submitted | 2024-05-17 | - |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Isabela Cabral. A influência da memória na dança a partir de uma vivência do Movimento Autêntico. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Dança) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56871 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo consiste em meu Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Dança pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que tem como objetivo discutir a memória junto com a dança, a partir da reflexão sobre como a memória ancestral e corporal influenciam no nosso processo de criação em dança. Em um primeiro momento, (1) será apresentada brevemente a pesquisa, relacionando a proposta de Halbwachs e atualizações de Pollak; desse modo, em seguinte, (2) trago um breve comentário do uso da memória na prática de dança e sintetização das questões gerais sobre o entrelaçamento das instâncias: memória e dança; canalizo minha pesquisa para (3) uma investigação corporal a partir da vivência do Movimento Autêntico, e por fim, (4) promovo uma proposta com viés educacional da pesquisa. | pt_BR |
dc.format.extent | 31p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Mémória | pt_BR |
dc.subject | Processo Criativo | pt_BR |
dc.subject | Movimento Autêntico | pt_BR |
dc.title | A influência da memória na dança a partir de uma vivência do Movimento Autêntico | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1210202047951358 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4836119863805532 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This article consists of my final work in Dance at the Federal University of Pernambuco (UFPE) which aims to discuss memory together with dance, based on the reflection on how ancestral and bodily memory influence our creation process in dance. Firstly, (1) research related to Halbwachs’s proposal and Pollak’s updates will be briefly presented; Therefore, below (2) I bring a brief comment on the use of memory in dance practice and synthesis of general questions about the interdisciplinarity of the concepts of memory and dance; I channel my research towards (3) a corporal investigation from the experience of the Authentic Movement, and finally, (4) a proposal with an educational vision of the research. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DA) - Departamento de Artes | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Dança – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Dança |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Isabela Cabral Fernandes.pdf | 849,83 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons