Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56849

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Francisco Kennedy Silva dos-
dc.contributor.authorSILVA, Ricardo Vandré Trótski Oliveira-
dc.date.accessioned2024-07-22T14:40:22Z-
dc.date.available2024-07-22T14:40:22Z-
dc.date.issued2024-03-21-
dc.date.submitted2024-04-02-
dc.identifier.citationSILVA, Ricardo Vandré Trótski Oliveira. Percepção ambiental dos estudantes de licenciatura em geografia da Universidade Federal de Pernambuco. 2024. 87f.Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56849-
dc.description.abstractA Educação Ambiental surgiu a partir da mobilização de ativistas e de Conferências Internacionais. No Brasil, a Educação Ambiental foi fortalecida com a Lei nº 9.795/99. A Percepção ambiental é um conceito dentro da Educação Ambiental que se refere à maneira como as pessoas percebem, interpretam e se relacionam com o ambiente em que vivem. Ao compreender suas percepções em relação ao meio ambiente, é possível identificar lacunas e desafios na formação ecocidadã desses estudantes. Dessa forma, o objetivo da pesquisa foi compreender qual a Percepção Ambiental dos estudantes de Licenciatura em Geografia da UFPE. Como metodologia da pesquisa adotou-se uma abordagem qualitativa, onde selecionou referências na fundamentação teórica, produziu-se um questionário semiestruturado de Percepção Ambiental e aplicou-se para 30 estudantes de Licenciatura em Geografia da UFPE. Os resultados obtidos, mostraram que a maioria dos estudantes demonstraram uma visão mais pragmática da educação ambiental em relação aos problemas ambientais percebidos.pt_BR
dc.format.extent87p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPercepção Ambientalpt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectLicenciatura em Geografiapt_BR
dc.subjectProblemas Ambientais.pt_BR
dc.titlePercepção ambiental dos estudantes de licenciatura em geografia da Universidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1853549624560657pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8799647544989939pt_BR
dc.description.abstractxEnvironmental Education emerged from the mobilization of activists and International Conferences. In Brazil, Environmental Education was strengthened with Law No. 9,795/99. Environmental perception is a concept within Environmental Education that refers to how people perceive, interpret, and relate to the environment in which they live. By understanding their perceptions in relation to the environment, it is possible to identify gaps and challenges in the eco-citizenship formation of these students. Thus, the objective of the research was to understand the Environmental Perception of Geography undergraduate students at UFPE. As the methodology of the research, a qualitative approach was adopted, where references were selected in the theoretical foundation, a semi-structured Environmental Perception questionnaire was produced, and it was applied to 30 Geography undergraduate students at UFPE. The results obtained showed that the majority of students demonstrated a more pragmatic view of environmental education regarding perceived environmental problems.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficaspt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0003-0010-650Xpt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ricardo Vandré Trótski Oliveira Silva.pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons