Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56843

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Tiago Felipe de Abreu-
dc.contributor.authorFIGUEIREDO, Guilherme Gadelha de Sousa-
dc.date.accessioned2024-07-22T14:10:45Z-
dc.date.available2024-07-22T14:10:45Z-
dc.date.issued2024-05-10-
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Guilherme Gadelha de Sousa. Desenvolvimento da manufatura aditiva por deposição a arco pelo processo GMAW-pulsado robotizado de multicamadas de aço inoxidável 316LSi. 2024. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56843-
dc.description.abstractA Manufatura aditiva vem se tornando uma tecnologia de fabricação mecânica que permite atender aos requisitos mecânicos de peças e componentes de grande porte utilizados na indústria naval. Mais especificamente, a manufatura aditiva por deposição a arco tem o potencial de ser aplicada na fabricação de componentes de propulsão náuticas, visto que esta fornece elevadas taxas de deposição e peças com melhores propriedades mecânicas do que aquelas resultantes de processos tradicionais de fabricação Atualmente, a fabricação e montagem de componentes navais são realizadas por processos tradicionais de manufatura, incluindo processos manuais, que impactam negativamente na qualidade e na produtividade de peças de embarcações. O objetivo deste trabalho é avaliar as propriedades mecânicas, metalúrgicas e de resistência a corrosão de estruturas multicamadas fabricadas via manufatura aditiva por deposição a arco, utilizando o processo GMAW-Pulsado. A parametrização se deu via deposições alternadas e sucessivas com seleção de diferentes parâmetros de frequência, velocidade de soldagem e velocidade de alimentação, resultando em distintas condições de altura, de largura, de aportes térmicos e teor de ferrita diversos. Foram realizadas medidas de microdureza e avaliações de aspectos superficial das deposições para cada condição. A influência de cada parâmetro escolhido foi avaliada por meio de um delineamento de experimentos, obtendo-se uma condição otimizada para a fabricação de uma parede de 74 camadas, a qual foi utilizada para conduzir os ensaios de tração, resistência ao impacto e resistência à corrosão. Observou-se morfologias diversificada de ferritas, sendo verificado um processo no qual as ferritas vermiculares, lacy e acicular são transformadas em morfologias globulares. Isso influencia diretamente as propriedades mecânicas de tração e de impacto, na qual se identificou uma anisotropia de fabricação entre as amostras vertical e horizontalmente orientadas. Os aspectos de fratura dos corpos de ensaio Charpy foram caracterizados como dúctil. A resistência à corrosão da parede foi analisada, encontrando-se uma relação não linear entre o teor de ferrita e o potencial de passivação.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectGMAW pulsadopt_BR
dc.subjectMADApt_BR
dc.subjectTeor de ferritapt_BR
dc.subjectAços inoxidáveispt_BR
dc.subjectBandeamento microestruturalpt_BR
dc.titleDesenvolvimento da manufatura aditiva por deposição a arco pelo processo GMAW-pulsado robotizado de multicamadas de aço inoxidável 316LSipt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLÓPEZ, Edwar Andrés Torres-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8983036322060446pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2200553486822519pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Mecanicapt_BR
dc.description.abstractxAdditive Manufacturing has become a mechanical production technology that allows meeting mechanical requirements of large parts and components used in the naval industry. More specifically, wire arc additive manufacturing has the potential to be applied in the manufacture of nautical propulsion components, as it provides high deposition rates and parts with better mechanical properties than those resulting from traditional manufacturing processes. Currently, production and assembly of marine components are carried out by traditional manufacturing processes, including manual processes, which negatively impact the quality and productivity of vessel parts. The objective of this work is to evaluate the mechanical, metallurgical properties, as well as corrosion resistance of multilayer structures manufactured via wire arc additive manufacturing, using the Pulsed-GMAW process. The parameterization took place via alternating and successive depositions with the selection of different parameters of frequency, operating speed and feeding speed, resulting in different conditions of height, width, heat input and ferrite number. Microhardness measurements and evaluations of surface aspects of the build-ups were carried out for each condition. The influence of each chosen parameter was evaluated through a design of experiments, seeking an optimized condition for the manufacture of a 74-layer wall, which was used to conduct tensile, impact toughness and corrosion resistance tests. Modified ferrite morphologies were observed, in which vermicular, lacy and acicular ferrites were transformed into globular morphologies. This directly influences the tensile and impact mechanical properties, in which manufacturing anisotropy occurs between the vertical and horizontally oriented samples. The fracture aspects of the Charpy test specimens were characterized as ductile. The corrosion resistance of the multilayer structure was analyzed and compared, finding a non-linear relationship between the ferrite content and the passivation potential.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/8730206395789661pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Guilherme Gadelha de Sousa Figueiredo.pdf9,58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons