Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56837
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CAVALCANTE, Tícia Cassiany Ferro | - |
dc.contributor.author | MOREIRA, Ana Mirela Torres | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-22T13:11:12Z | - |
dc.date.available | 2024-07-22T13:11:12Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-20 | - |
dc.identifier.citation | MOREIRA, Ana Mirela Torres. Comunicação aumentativa e alternativa na escola pública: contribuições para a inclusão de crianças com a síndrome congênita do vírus zika no município do Recife. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Básica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56837 | - |
dc.description.abstract | O vírus zika ganhou destaque no Brasil nos anos de 2015 e 2016. Naquela época, nosso país enfrentou um surto de infecções causadas por esse vírus que impactou tanto as famílias afetadas quanto os sistemas de saúde e educação. A Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou a relação do zika com a microcefalia através da identificação da presença desse agente infeccioso no líquido amniótico de bebês de mães infectadas durante a gestação. Também foi constatado que a microcefalia era apenas uma das características que poderiam aparecer devido à infecção por esse patógeno, causador também de outros defeitos inatos, como a síndrome congênita do vírus zika (SCZ). Diante disso, um novo capítulo se desenhou na educação em nosso país, colocando o professor diante de algo novo. Entre as comorbidades provocadas pela SCZ, o estudante poderá apresentar ausência e/ou dificuldade de fala. Nesse contexto, o professor tem a possibilidade de se utilizar de artefatos para fazer com que esse indivíduo sinta-se parte do grupo através da interação com o meio. Assim, a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) surge como recurso que visa eliminar as barreiras comunicativas, promovendo a inclusão. Isto posto, temos como objetivo geral analisar a utilização de um recurso da CAA na inclusão de uma criança acometida pela SCZ na sala de aula regular de uma escola participante da Rede Pública do Recife. Também definimos como objetivos específicos: a) Observar como se dá a realização das atividades pedagógicas dentro da sala de aula com a estudante acometida pela SCZ; b) Traçar um perfil comunicativo da estudante antes e após a intervenção com a CAA; c) Realizar intervenções com o professor sobre o uso da prancha de CAA através de atividades adaptadas através desse recurso; d) Acompanhar o processo do uso da CAA pelos sujeitos pesquisados durante as atividades pedagógicas; e) Avaliar os impactos da CAA na prática pedagógica do professor que contribuíram para a inclusão da estudante, fazendo um comparativo entre antes e depois da sua utilização; f) Produzir um livro de literatura infantil adaptado com o recurso de CAA, direcionado tanto às crianças com necessidades complexas de comunicação, como também aos professores que poderão utilizá-lo como um material pedagógico em sala de aula. Como percurso metodológico, nossa abordagem foi qualitativa, caracterizando-se como pesquisa-ação, por ser uma metodologia muito utilizada em projetos de pesquisa educacional. Os sujeitos da nossa pesquisa foram uma estudante acometida pela SCZ, seu respectivo professor da sala de aula regular, a estagiária que a acompanha, sua professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e sua mãe. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, observações na sala de aula regular e videografias, cujos dados foram registrados através do diário de campo, bem como o planejamento de aula junto ao seu professor e intervenções didáticas, utilizando recursos da CAA. Após a coleta de dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin, apoiada na abordagem histórico-cultural de Vygotsky. Nesta investigação, observou-se que a utilização das atividades de CAA contribuiu significativamente para a inclusão da estudante e, consequentemente, para seu desenvolvimento cognitivo, a partir de sua participação ativa durante as atividades, além de gerar a ampliação do seu repertório verbal, levando- a a comunicar-se mais da forma oral do que através de gestos, conseguindo oralizar algumas frases pequenas a partir de três palavras, desmistificando que a CAA inibe a fala. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Síndrome congênita do vírus zika | pt_BR |
dc.subject | Microcefalia | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Comunicação aumentativa e alternativa | pt_BR |
dc.subject | Infecções pelo Zica vírus | pt_BR |
dc.title | Comunicação aumentativa e alternativa na escola pública : contribuições para a inclusão de crianças com a síndrome congênita do vírus zika no município do Recife | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0441497878970536 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8184241806018173 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Basica | pt_BR |
dc.description.abstractx | The Zika virus gained prominence in Brazil in 2015 and 2016. At that time, our country suffered an outbreak of infections caused by viruses that impacted both the affected families and the health and education systems. The World Health Organization (WHO) confirmed the relationship between the Zika virus and microcephaly by identifying the presence of the virus in the amniotic fluid of babies of mothers infected during pregnancy. It was also found that microcephaly was just one of the characteristics that could occur due to infection with this virus, which could also present other birth defects, being called Congenital Zika Virus Syndrome (CZV). Given this, a new chapter has emerged in education in our country, placing the teacher in front of something new. Among the comorbidities affected by CZV, this student may present absence and/or difficulty speaking and the teacher has the possibility of using artists to make this individual feel part of the group through interaction with the environment. Thus, AAC (Augmentative and Alternative Communication) emerges as a resource that aims to eliminate communicative barriers, promoting inclusion. That said, our general objective is to analyze the use of a CAA resource in the inclusion of a child affected by CZV in the regular classroom of a school participating in the Recife Public Network. We also defined the following as specific objectives: a) Observe how pedagogical activities are carried out within the classroom with the student affected by CZV; b) Draw up a communicative profile of the student before and after the intervention with AAC; c) Carry out interventions with the teacher on the use of the AAC board through activities adapted by this resource; d) Monitor the process of use of AAC by the researched subjects during pedagogical activities; e) Evaluate the impacts of AAC on the teacher's pedagogical practice that contributed to the student's inclusion, making a comparison between before and after its use; f) Produce a children's literature book adapted with the AAC resource, aimed both at children with complex communication needs, and also at teachers who can use it as teaching material in the classroom. As a methodological path, our approach will be qualitative, characterized by action research as it is a methodology widely used in educational research projects. The subjects of our research were a student affected by CZV, her regular classroom teacher, the intern who accompanies her, her Specialized Educational Service (SES) teacher and her mother. Semi-structured interviews, observations in the regular classroom and videographs were carried out, the data of which were recorded through the field diary, as well as lesson planning with the teacher and didactic interventions, using AAC resources. After data collection, Content Analysis was used from Bardin's perspective, supported by Vygotsky's historical-cultural approach. From this investigation, it was observed that the use of AAC activities contributed significantly to the student's inclusion and, consequently, her cognitive development, based on her active participation during the activities, in addition to expanding her verbal repertoire, starting to communicate. more orally than through gestures, managing to speak some small sentences from 3 words, demystifying that AAC inhibits speech. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional - Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Ana Mirela Torres Moreira.pdf | 4,64 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons