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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56807

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorANDRADE, Álvaro Pereira de-
dc.contributor.authorQUEIROZ, Rafaela Valéria da Silva-
dc.date.accessioned2024-07-19T16:42:07Z-
dc.date.available2024-07-19T16:42:07Z-
dc.date.issued2024-03-13-
dc.date.submitted2024-03-20-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Rafaela Valéria da Silva. A relevância da gestão estratégica de custos e do controle orçamentário para tomada de decisão em empresa hoteleira. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56807-
dc.description.abstractO trabalho em questão tem como objetivo analisar as informações relevantes geradas pelo orçamento e a gestão estratégica de custos para tomada de decisão em uma empresa hoteleira que atua no ramo de resorts all inclusive. Para isso, foi necessário realizar uma abordagem sobre a estrutura do orçamento e a gestão estratégica de custos utilizada, além de verificar a relevância das informações geradas para a tomada de decisão. O presente estudo, no seu referencial teórico, trata da importância e necessidade do orçamento nas organizações como forma de mensurar seus objetivos através de seu planejamento, execução e controle. Além disso, também retrata o destaque da gestão estratégica de custos na aprimoração dos processos de gastos, a fim de aperfeiçoar o desempenho da empresa. Foram utilizados os métodos descritivo e qualitativo na elaboração da pesquisa, contando com dados contábeis da empresa em questão que não foi identificada por motivos de sigilo às informações. Por fim, notou-se, através do orçamento, que houve uma diminuição nos custos fixos, aumentos sutis nos custos variáveis e aumento das receitas, evidenciando um ótimo desempenho da organização, também retratado por outros indicadores de custos abordados. Tal fato confirma a relevância das informações geradas pelo orçamento e pela gestão estratégica de custos para tomada de decisão em prol do aperfeiçoamento dos resultados da empresa hoteleira. Palavras-chave: Orçamento. Custos. Hotelaria. Planejamento. Indicadores.pt_BR
dc.format.extent32ppt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectOrçamentopt_BR
dc.subjectCustospt_BR
dc.subjectIndicadorespt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectHotelariapt_BR
dc.titleA relevância da gestão estratégica de custos e do controle orçamentário para tomada de decisão em empresa hoteleirapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7587750095762460pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1325837316929335pt_BR
dc.description.abstractxThe work in question aims to analyze the relevant information generated by the budget and strategic cost management for decision-making in a hotel company that operates in the all-inclusive resorts sector. To achieve this, it was necessary to carry out an approach to the budget structure and the strategic cost management used, in addition to verifying the relevance of the information generated for decision making. The present study, in its theoretical framework, deals with the importance and necessity of budgeting in organizations as a way of measuring their objectives through planning, execution and control. Furthermore, it also portrays the emphasis on strategic cost management in improving spending processes in order to improve the company's performance. Descriptive and qualitative methods were used in the preparation of the research, relying on accounting data from the company in question, which was not identified for reasons of confidential information. Finally, it was noted, through the budget, that there was a decrease in fixed costs, subtle increases in variable costs and an increase in revenue, showing excellent performance of the organization, also portrayed by other cost indicators addressed. This fact confirms the relevance of the information generated by the budget and strategic cost management for decision-making in favor of improving the hotel company's results. Keywords: Budget. Costs. Hospitality. Planning. Indicators.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCCA) - Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais pt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Ciências Contábeispt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciências Contábeis

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