Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56806
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MACIEL, Sílvia Fernanda de Medeiros | - |
dc.contributor.author | VIANA, Catarina Burle | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-19T15:55:30Z | - |
dc.date.available | 2024-07-19T15:55:30Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-27 | - |
dc.identifier.citation | VIANA, Catarina Burle. As funções dos corpos: reflexões sobre o encontro do adulto com a criança de 1 a 2 anos. 2023. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56806 | - |
dc.description.abstract | Falar do ser em sua inteireza não é das mais fáceis tarefas, especialmente no que tange a conceber o sujeito em sua dimensão corporal e a importância desta nas relações. Esta dissertação explora a função essencial dos corpos na dinâmica entre adultos e crianças na primeira infância, abordando teorias como apego, linguagem, imagem inconsciente do corpo e cognição corporificada. Ao adentrar na teoria do apego, torna-se claro que os corpos são fundamentais para estabelecer um ambiente de segurança e confiança, cruciais para o desenvolvimento infantil. A percepção do corpo como linguagem revela sua capacidade de comunicar emoções e forjar laços emocionais profundos, através dos jogos de linguagem. A imagem inconsciente do corpo, por sua vez, sublinha como as interações que acontecem entre cuidador e criança moldam a percepção da criança sobre si mesma. A teoria da cognição corporificada destaca as dimensões simbólicas do corpo na comunicação, destacando sua importância para a construção de conceitos sobre o mundo e aprofundando a conexão entre adultos e crianças. Este trabalho quis explorar o corpo em diferentes dimensões, tendo como objetivo geral e compreender a função dos corpos do adulto e da criança de 1 a 2 anos na relação que estabelecem. Por objetivos específicos, buscou investigar o corpo enquanto expressão de comportamento de apego necessários para a criança e para os adultos; explorar o corpo enquanto instrumento de construção de sentido sobre o mundo e compreender como a relação pode contribuir para aspectos do desenvolvimento da. Através da análise vídeos disponíveis em uma plataforma de domínio público, esta dissertação demonstra que os corpos têm um papel crucial na construção de vínculos e na troca de entendimento entre adultos e crianças, contribuindo para uma conexão emocional enriquecedora e para um desenvolvimento infantil saudável, bem como afirma que não é possível desconsiderar o corpo na construção de concepções sobre si, sobre o outro, sobre objetos e sobre o mundo, já que este é instrumento e também linguagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Psicologia cognitiva | pt_BR |
dc.subject | Funções dos corpos | pt_BR |
dc.subject | Relação adulto-criança | pt_BR |
dc.subject | Primeira infância | pt_BR |
dc.subject | Imagem inconsciente do corpo | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Cognição corporificada | pt_BR |
dc.title | As funções dos corpos : reflexões sobre o encontro do adulto com a criança de 1 a 2 anos | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8849241954000488 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9034324723747654 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Psicologia Cognitiva | pt_BR |
dc.description.abstractx | Talking about the being in its entirety is not the easiest of tasks, especially when it comes to conceiving the subject in his bodily dimension and its importance in relationships. This dissertation explores the essential role of bodies in the dynamics between adults and children in early childhood, addressing theories such as attachment, language, unconscious body image and embodied cognition. When entering the attachment theory, it becomes clear that bodies are fundamental to establish an environment of security and trust, crucial for child development. The perception of the body as language reveals its ability to communicate emotions and forge deep emotional ties, often surpassing verbal language. The unconscious body image, in turn, underscores how our internal perceptions shape our interactions, prompting a more conscious understanding of adults' emotional responses. The theory of embodied cognition highlights the symbolic dimensions of the body in communication, deepening the connection between adults and children. Therefore, the general objective was to understand the function of the bodies of adults and children aged 1 to 2 years in the relationship they establish. For specific purposes, it sought to investigate the body as an expression of attachment behavior necessary for children and adults; to explore the body as an instrument for constructing meaning about the world and to understand how the relationship can contribute to aspects of development. This dissertation demonstrates that bodies play a crucial role in building bonds and in the exchange of understanding between adults and children, contributing to an enriching emotional connection and to a healthy child development, as well as stating that it is not possible to disregard the body in the construction of conceptions about themselves, about others, about objects and about the world. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Catarina Burle Viana.pdf | 832,02 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons