Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56794

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Alessandra de Albuquerque Tavares de-
dc.contributor.authorSOUZA, Jefferson Jorge de Morais-
dc.date.accessioned2024-07-19T14:36:42Z-
dc.date.available2024-07-19T14:36:42Z-
dc.date.issued2024-03-12-
dc.date.submitted2024-04-15-
dc.identifier.citationSOUZA, Jefferson. Criação de aplicativo para auxílio do processo de ensino-aprendizagem em estomatologia e patologia bucal. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Odontologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56794-
dc.description.abstractA revolução digital impacta o modelo de ensino-aprendizagem e a área da saúde em geral. Assim, os aplicativos móveis tornam-se importantes ferramentas para dissipação do conhecimento. O objetivo do trabalho foi desenvolver um aplicativo que abordasse as características principais e o modo de tratamento de lesões de boca para fins de estudo e diagnóstico. A metodologia utilizada foi a análise e seleção de produtos para a montagem do aplicativo, assim como dos dados da literatura e pesquisa dos melhores programas para este fim. Foi preciso também a criação dos componentes exclusivos do aplicativo, que englobou as cores, logomarca e o design. A estruturação da ferramenta e desenvolvimento da montagem incorporou as adaptações gráficas, aplicação do conteúdo, desenvolvimento da formatação e layout. Como resultado da pesquisa, obteve-se o aplicativo “Oralesion”, o qual dispõe de 79 condições bucais disponíveis, com suas características clínicas, histopatológicas, radiográficas e etiológicas, além da prevalência e tratamento. O app foi prototipado e configurado para ser disponibilizado no serviço da PlayStore®, gratuito e de categoria livre. Conclui-se que o app "Oralesion", devido ao seu conteúdo possibilitar uma revisão rápida entre potenciais diagnósticos e tratamentos, pode proporcionar mais uma ferramenta de análise para a área de ensino-aprendizagem em estomatologia e patologia bucal.pt_BR
dc.format.extent38p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMedicina oralpt_BR
dc.subjectPatologia oralpt_BR
dc.subjectTecnologia sem fiospt_BR
dc.titleCriação de aplicativo para auxílio do processo de ensino-aprendizagem em estomatologia e patologia bucalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coPESSÔA, Katarina Haluli Janô da Veiga-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0614260046226506pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6182433161973022pt_BR
dc.description.abstractxThe digital revolution is having an impact on the teaching-learning model and the health sector in general. Mobile applications have therefore become important tools for disseminating knowledge. The aim of this work was to develop an app that addresses the main characteristics and treatment methods of mouth lesions for study and diagnosis purposes. The methodology used was the analysis and selection of products for assembling the app, as well as data from the literature and research into the best programs for this purpose. It was also necessary to create the application's exclusive components, which included the colors, logo and design. The structuring of the tool and the development of the assembly incorporated graphic adaptations, the application of content, the development of formatting and layout. As a result of the research, the "Oralesion" app was obtained, which has 79 oral conditions available, with their clinical, histopathological, radiographic and etiological characteristics, as well as prevalence and treatment. The app was prototyped and configured to be made available on the free PlayStore® service. It is concluded that the "Oralesion" app, due to its content enabling a quick review of potential diagnoses and treatments, can provide another analysis tool for the teaching-learning area of stomatology and oral pathology.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Odontologiapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DCOP) - Departamento de Clínica e Odontologia Preventivapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Odontologiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7216502158144370pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9145-0933pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Jefferson Jorge Morais de Souza (1).pdf5,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons